saneamento basico

TCE libera contrato com a Corsan em Santa Cruz

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) negou o pedido de cautelar para que fosse barrada a assinatura do novo contrato entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A decisão foi confirmada na manhã desta terça-feira, 10.

O órgão analisava o caso desde fevereiro, após o governo anunciar a conclusão das negociações com a estatal. Relatórios de auditorias feitos no próprio TCE apontaram irregularidades no Plano Municipal de Saneamento e sugeriram que a formalização do convênio fosse impedida até que se fizessem as correções.

Entretanto, a conclusão do conselheiro-relator, Pedro Henrique Póli Figueiredo, foi de que não há “ilegalidade grave” que justifique a medida. Ele considerou ainda que a suspensão seria “danosa ao interesse público primário”.

Com isso, o Executivo deve enviar para análise da Câmara o contrato com a Corsan, último passo antes da assinatura. O contrato prevê um convênio de 40 anos e investimentos de R$ 390 milhões em abastecimento de água, tratamento de esgoto e na revitalização do Lago Dourado.
Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »