saneamento basico

TJ nega recurso da prefeitura e mantém suspenso reajuste da CAB

Welington Sabino, repórter do GD

Recurso de agravo de instrumento impetrado pela Prefeitura de Cuiabá para tentar validar reajuste de 7,01% na tarifa da água e esgoto cobrado pela CAB Cuiabá foi rejeitado pela desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Nilza Maria Pôssas de Carvalho. A magistrada negou seguimento ao recurso devido a falta de documentos que comprovem a condição de servidora pública municipal da representante do Município que ingressou com o agravo.

A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a juíza da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Popular, Célia Regina Vidotti, concedeu liminar suspendendo o reajuste da tarifa de água autorizado pela extinta Agência Municipal de Água e Esgotamento Sanitário (Amaes) e pela Prefeitura de Cuiabá. Ela reconheceu que houve irregularidades e tornou sem efeito o aumento. O município então ingressou com o agravo para cassar a decisão de 1ª instância, mas por “erros formais” na petição, que não reuniu os documentos necessários, o recurso não foi reconhecido.

“No caso, o presente agravo é tirado de decisão proferida em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público, e nas razões recursais consta o nome do patrono do Município impetrado/agravante, que faz apenas referência ao número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e matrícula; não há nos autos qualquer evidência de que a subscritora da peça inicial esteja investida na condição de servidora pública municipal ou, se contratado, continua representar o Município”, despachou a relatora. A CAB também ingressou com a gravo, mas o pedido de liminar foi negado no dia 8 de julho pela mesma desembargadora.

A liminar que a prefeitura e a CAB tentam cassar determina que ambos se abstenham de celebrar termo aditivo ao contrato de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário celebrado em 17 de fevereiro de 2012, dispondo sobre a aplicação do adicional de 7,01% à tarifa cobrada dos usuários. O reajuste foi homologado em reunião ordinária da Amaes ocorrida no dia 2 de março deste ano e que julgou procedente o pedido de revisão extraordinária apresentado pela Cab Cuiabá em 2 de julho de 2013.

Outro lado – O procurador-geral adjunto, Rodrigo Verão, informou que a Procuradoria do Município vai recorrer e impetrar um agravo regimental para que a magistrada possa rever a própria decisão. Ele destaca que existe precedente no Superior Tribunal de Justiça (STJ) destacando que o procurador não precisa apresentar instrumento de procuração para atuar em causas de estados ou municípios.

Fonte: http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/9/materia/453896/t/tj-nega-recurso-da-prefeitura-e-mantem-suspenso-reajuste-da-cab

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »