saneamento basico

Valinhos, SP, terá reajuste de 6,5% em tarifas de água e esgoto em fevereiro

Valinhos (SP) terá reajuste de 6,5% nas tarifas de água e esgoto, a partir de fevereiro de 2015. Segundo a Prefeitura, o valor definido com a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) considerou, entre outros itens, alta da inflação nos últimos 12 meses medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A cidade mantém esquema de racionamento há dez meses.

A administração municipal informou que o decreto para o reajuste será publicado em Diário Oficial na segunda (29). Outros fatores avaliados para definição do aumento, segundo o Executivo, foram a necessidade de investimentos em obras para garantir oferta da água na cidade, além da queda de renda estimada até este mês em 25% pelo Departamento de Águas e Esgotos (Daev).

Racionamento e punição
Durante o período de rodízio no fornecimento, a cidade economizou três bilhões de litros de água, quantidade que poderia abastecer a população por quase três meses. O esquema racionamento será mantido pelo menos até setembro.

Além da mudança no sistema de rodízio, a Prefeitura anunciou outras medidas para enfrentar a escassez hídrica. Ao todo R$ 9,5 milhões, verba da Prefeitura e do Daev, devem ser gastos em obras de ampliação, distribuição e redução de perdas de água. Entre as alterações, está a captação emergencial nos córregos Invernada e Ponte Alta, que reforçam o reservatório de água tirada do Rio Atibaia, responsável por 50% do abastecimento do município.
Desde o início do racionamento, pelo menos 500 multas foram aplicadas para consumidores que foram flagrados desperdiçando água. O valor de R$ 336 pode dobrar em caso de reincidência e também terá reajuste de 6,5%, a partir de fevereiro. Atualmente, a cidade com 116 mil habitantes consome média de 27 milhões de litros de água por dia, segundo o Daev.

Dicas de consumo consciente do Daev
Escove os dentes ou faça a barba de torneira fechada e economize até 20 litros de água;
Banhos rápidos economizam de três a seis litros de água por minuto;
Bacias convencionais com válvula desregulada gastam 30 litros;
Ligue a máquina de lavar apenas quando estiver cheia e use-a no máximo três vezes por semana. O ciclo de lavagem de cinco quilos consome 185 litros de água;
Manter a torneira fechada no tanque enquanto ensaboa economiza 279 litros em 15 minutos;
Reaproveite a água da máquina para lavar áreas externas (quintais, sacadas, etc)
Varrer a calçada em vez de usar água rende economia de 279 litros a cada 15 minutos.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/12/valinhos-sp-tera-reajuste-de-65-em-tarifas-de-agua-e-esgoto-em-fevereiro.html

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »