saneamento basico

Vazamentos são responsáveis pela perda 28,47% da distribuição de água em Atibaia

Os moradores de Atibaia estão usando as redes sociais para denunciar vazamentos na rede de distribuição de água e reclamar que as equipes da SAAE (Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia) demoram para atender aos chamados. Segundo a SAAE as perdas no sistema de distribuição de água ultrapassa os 50%. Ou seja, mais da metade da água tratada que deveria ser distribuída na cidade é desperdiçada.
De acordo com a assessoria de imprensa da SAAE, o sistema tem 56,94% de perdas. Dessas, 50% são de perda física e 50% comercial. A perda física é a que ocorre com vazamentos da rede distribuição. Atualmente a SAAE perde 28,47% da água dessa forma. A maior parte dos vazamentos é visível, na rua ou cavalete (45%), há ainda 30% de perda física não visível e não aflorante, detectável somente por geofonamento e 25% do total não é detectável nem através de geofonamento.
As perdas comerciais são as que ocorrem por consumo não autorizado, normalmente fraudes ou falhas de cadastro ou ainda imprecisão dos medidores (hidrômetros).
Nos últimos meses, com a intensificação das campanhas de uso consciente, já que estamos em grave crise hídrica, os moradores estão cada vez mais atentos às perdas do sistema. Os vazamentos em avenidas e ruas são constantemente relatados e fotografados, sendo divulgados em redes sociais. A grande preocupação é com a demora no atendimento de um vazamento, com visível desperdício de água.
A SAAE informa que, após comunicada, a equipe leva em média de 30 a 40 minutos para chegar ao local do vazamento. O grande problema, no entanto, é o munícipe conseguir falar com a SAAE para relatar o vazamento. Fora do horário comercial e aos finais de semana, há dificuldade em falar no telefone de emergência da companhia.
“Estamos com alguns problemas de telefonia, que estão sendo sanados e também estamos em fase de estudo para implantação de uma URA – Unidade de Resposta Audível, com serviços automatizados”, informa nota enviada pela assessoria de imprensa da SAAE.
A companhia diz ainda que atende em média 22 chamados de vazamento por dia. “Pedimos apoio da população para que nos comunique sobre vazamentos. A SAAE vem realizando o ‘Caça Vazamentos’, através do geofonamento noturno”.
Um dos pontos que mais apresenta problemas é a Avenida São Paulo, no Alvinópolis. A tubulação é muito antiga e seria necessário substituir toda a rede do local, de aproximadamente 2 km. Parte da tubulação já foi substituída durante as manutenções dos vazamentos, mas a SAAE ainda não tem previsão de substituição da rede toda.

Fonte: http://www.oatibaiense.com.br/News/8/12389/vazamentos-sao-responsaveis-pela-perda-2847-da-distribuicao-de-agua-em-atibaia/

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »