saneamento basico

Venda do DAE Sumaré é justificada a empresários

O presidente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Sumaré, Valmir Ferreira da Silva, reuniu-se na noite de quarta-feira (22) com representantes do setor empresarial da cidade para apresentar e discutir os estudos que apontaram a necessidade de concessão dos serviços de Água e Esgoto de Sumaré. A reunião ocorreu na sede da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária), e contou com a presença da diretoria da associação e cerca de 30 empresários sumareenses.

“É uma medida necessária para informar a população corretamente, uma vez que existe muita desinformação em meio a isso. (As reuniões setoriais) são uma forma de trabalhar dentro dos preceitos necessários para se poder alcançar conquistas importantes para o município de Sumaré”, analisou o presidente da entidade, Cláudio Padovani. “O único objetivo, como ato administrativo do Executivo, é assegurar que mantenhamos um sistema de gestão que colabore com o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e dos sistemas de água e esgoto da cidade, de modo eficiente, a promover a sustentabilidade e a qualidade de vida da população sumareense”, ressaltou Silva.

De acordo com ele, “está ocorrendo muita confusão entre concessão e privatização”. “Na privatização, o Poder Público vende o controle e os ativos a uma empresa privada. Já na concessão, nada é vendido, o planejamento e a regulação continuam por conta do Poder Público, e os ativos retornam ao final do contrato, inclusive com as melhorias que forem feitas”, lembrou o presidente do DAE. Dentro do cronograma de encontros setoriais, há novos encontros marcados ao longo das próximas semanas. Também haverá a realização de audiências públicas, em momento mais adiantado do processo e antes da publicação do edital.

Já Sindicato dos Servidores Municipais de Sumaré quer a criação de uma comissão para análise do processo de concessão. A ideia é apresentar uma contraproposta à gestão privada da autarquia municipal. Um ofício para criação da comissão foi protocolado no DAE na tarde de anteontem pelo presidente da entidade, Araken Lunardi, que também presidirá a comissão. Outros seis servidores da autarquia participarão do grupo.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »