saneamento basico

Verê firmou parceira com a Sanepar por mais 30 anos

O município de Verê, no Sudoeste do Estado, firmou parceira com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para a prestação dos serviços de saneamento básico para mais 30 anos. O Contrato de Programa foi assinado nesta terça-feira (01), em Curitiba. O documento ratifica o Convênio de Cooperação Técnica formalizado em junho deste ano entre o município e o Governo do Estado.

Assinaram o contrato o prefeito Adão Carlos dos Santos e o presidente em exercício e diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior, além de diretores da Companhia.

Durante a vigência do contrato, a Sanepar deve garantir o abastecimento para 100% dos moradores da área urbana do município. Para isso, já estão previstos investimentos de R$ 385 mil. Os recursos serão utilizados na construção de mais um reservatório com capacidade para armazenar 100 mil litros de água, na parceria para implantação do Programa de Saneamento Rural da comunidade de Boa Esperança e, também, no sistema de abastecimento do Distrito de Sede Progresso, que será assumido pela Sanepar.

Para atender às determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Ministério da Saúde, o atual sistema dessa localidade vai passar por adequações.

OUTROS COMPROMISSOS – A Sanepar vai repassar 1% do faturamento líquido no município para o Fundo Municipal do Meio Ambiente. Com mais este compromisso, Verê terá a garantia de recursos para o desenvolvimento de projetos e de obras voltadas à preservação ambiental.

O desconto de 50% nas tarifas de água dos prédios públicos municipais é mais um compromisso que a Companhia assumiu com a cidade. “A redução dos valores das tarifas permite que o município aplique esses recursos em outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura”, disse João Martinho.

Fonte: Governo do Estado do Paraná

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »