saneamento basico

Vitória lança 16 milhões de litros de esgoto sem tratamento diariamente

Prefeitura diz que os outros municípios da região despejam 10 vezes mais. Diariamente são despejados 123 milhões de litros na Grande Vitória.

Um levantamento feito pela Prefeitura de Vitória, e apresentado nesta segunda-feira (21), apontou que a capital ainda lança diariamente mais de 16 milhões de litros de esgoto sem tratamento. Mas segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, a quantidade 10 vezes menor que o restante dos municípios que também lançam esgoto na Baia de Vitória.

O estudo durou cerca de um mês e mapeou pontos de poluição em toda a Grande Vitória. A informação da emissão de esgoto, contrapõe os dados da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) que afirma ainda que o esgoto da capital é 100% tratado.

A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória mapeou os pontos onde o esgoto é lançado depois de a principal praia da capital, Camburi, ter ficado totalmente imprópria para banho. Durante o levantamento, foram tiradas fotos dos locais exatos onde o esgoto é jogado.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, atenta para o fato de que em fevereiro todos os pontos impróprios para banho estavam próprios há dois anos atrás. E questiona o aumento na emissão de esgoto nas praias da Grande Vitória.

“Já que estamos ligando o esgoto, diminuindo os pontos de emissão na cidade, por que que a praia se tornou imprópria naquele momento?”.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, o volume de esgoto produzido na capital é dez vezes menor que o restante dos municípios que também lançam esgoto na Baia de Vitória.

“São mais de 106 milhões de litros, pelas nossas contas, que acabam sendo produzidas nos outros municípios e vão para a natureza. Não quer dizer que venham para Camburi ou danifiquem nossas praias, mas dependendo do movimento das marés, das chuvas, isso repercute muito no nosso exame de balneabilidade”, declarou o secretário.

Pontos de lançamento de esgoto
O mapeamento mostrou que os principais pontos de lançamento de esgoto não tratado ficam nos bairros de Fátima e Jardim Carapina, na Serra; no Canal dos Escravos, em Vitória; o esgoto do interior, que desce pelas águas do rio Santa Maria da Vitória; o canal de Cariacica e os canais Marinho, Aribiri e da Costa, que ficam no município de Vila Velha.

A prefeitura pretende fazer uma ação conjunta com outros municípios e se necessário, entrar na justiça e contratar outra empresa de saneamento básico.

A procuradora do município de Vitória, Flávia Marquezini, declarou que é necessário que se aprimore a relação e a comunicação com a Cesan e com os municípios responsáveis pela poluição e trabalhe de forma parceira.

Fonte: G1
Foto: Wagner Martins/TV Gazeta

Últimas Notícias: