saneamento basico
Agenda Azul

Corsan ingressa na Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Imagem Ilustrativa

A Corsan acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Com base nos negócios em que atua, a Corsan tem maior contribuição com a ODS 6 – Água e Saneamento. A Companhia é responsável pela construção e operação dos serviços públicos de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário no Rio Grande do Sul, atuando em 317 dos 497 municípios gaúchos. No território atendido, registra 96,7% de universalização na disponibilidade de água potável nas áreas urbanas e 18% de universalização em esgoto, alcançando cerca de 6 milhões de pessoas.

corsan

No seu trabalho em saneamento, destacam-se os compromissos assumidos para a redução de perdas de água, como os estabelecidos na parceria com a IFC (International Finance Corporation), vinculada ao Banco Mundial. Junto à IFC, a Corsan aderiu à iniciativa Utilities for Climate (U4C), que tem seu foco em ações de redução de perdas e eficiência energética, contribuindo também com a ODS 7 – Energia Limpa e Acessível. A Companhia aguarda resultados do estudo de previsão climática estratégica e caracterização preliminar de segurança hídrica a fim de que se tenha melhor sustentabilidade nos processos de tratamento de água frente as mudanças do clima. Ainda nesse eixo, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Corsan atua na elaboração do Plano de Segurança Hídrica, que é voltado para todo Estado e tem projeções a longo prazo. Nesse sentido, há positiva contribuição com a ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.


LEIA TAMBÉM: Estudo busca prevenir inundações em Goiânia/GO


Desenvolvimento

Um dos programas especiais é o Pagamento por Serviços Ambientais, coordenado pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Seu objetivo é a melhoria na qualidade e na disponibilidade hídrica, por meio de soluções baseadas na natureza, em especial a proteção e a restauração de matas ciliares e nascentes. No programa especial, 13 dos 17 ODS fazem parte do escopo, entre eles estão ações para a ODS 5 – Igualdade de Gênero, ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e ODS 15 – Vida Terrestre. Entre ações de educação ambiental, a plataforma H2OJE, projetos como Água, Vida e Cidadania, a gestão de resíduos sólidos, o Programa SoluTrat, projetos de Inovação nas mais diversas áreas, e muitas outras frentes de ação, a Corsan contribui para objetivos como o ODS 1 – Erradicação da Pobreza, ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da Corsan com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, entre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 17 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1.300 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Ao integrar o Pacto Global, a Corsan se compromete a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos 10 Princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.

Fonte: Corsan.

Últimas Notícias: