saneamento basico
Emenda Dispensa Licença Ambiental

Emenda garante dispensa de licença ambiental para saneamento até 2033

Emenda Dispensa Licença Ambiental

Uma emenda incluída no projeto de lei 2.159/21, aprovado na quarta-feira (21) à noite pelo Senado, dispensou de licença ambiental novas estações de tratamento de água e esgoto até que sejam atingidas as metas de universalização do saneamento básico.

O setor privado celebrou a inclusão do dispositivo no texto final do PL do Licenciamento Ambiental, que tramita há mais de duas décadas no Congresso Nacional.

“Essa mudança é decisiva para transformar a realidade do saneamento no Brasil”, afirma Christianne Dias, diretora-executiva da Abcon (associação que representa as concessionárias privadas de água e esgoto).

Desde 2020, segundo a Abcon, apenas quatro projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário conseguiram obter licenças ambientais no âmbito federal. Outros 39 empreendimentos seguem na fila.

LEIA TAMBÉM: Programa de Estágio Sabesp 2025

A dispensa completa de licenciamento vale até o atingimento das metas previstas no marco legal do setor. Que estabelece o ano de 2033 – em alguns casos, 2040 – para a universalização dos serviços.

Emenda Dispensa Licença Ambiental

Depois disso, passaria a valer o mecanismo da Licença por Adesão e Compromisso (LAC) para os projetos de saneamento.

A LAC não existe hoje e estabelece uma espécie de licenciamento autodeclaratório, em que basta ao empreendedor cumprir requisitos prévios do órgão ambiental e submeter-se a fiscalização posterior.

A emenda aprovada, incluída pela relatora Tereza Cristina (PP-MS) no texto final, é de autoria do senador Alan Rick (União-AC).

LEIA TAMBÉM: Lembra-se do alerta da DECO sobre greenwashing nas garrafas de água? Temos novidades

Como o Senado fez mudanças no PL 2.159, a Câmara dos Deputados, que o havia votado em 2021, agora voltará a analisá-lo.

Fonte: CNN.

Últimas Notícias:
Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

A Polpel, única empresa no Brasil especializada na reciclagem de liners — o papel revestido de silicone que sobra após colar figurinhas. Projeta processar duas toneladas do material durante a Copa do Mundo de 2026, volume quase dez vezes superior às 230 quilos registrados na edição de 2022. O salto reflete a adesão de grandes companhias, como a Natura (NATU3), e uma campanha viral nas redes sociais que mobilizou pessoas físicas a enviarem os resíduos diretamente para a recicladora, localizada em Guarulhos (SP).

Leia mais »