IFAT Brasil 2027
Após o sucesso da edição de 2025, a IFAT Brasil (Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos) anuncia que sua terceira edição será realizada em 2027 no Expo Center Norte, em São Paulo.
A edição de 2025 consolidou a IFAT Brasil como o maior evento do setor na América Latina, reunindo 230 expositores e 262 marcas, representando 14 países, em uma área de 22 mil metros quadrados.
A mudança oferece uma experiência acessível e sustentável, em um centro de convenções moderno, localizado próximo ao Shopping Center Norte, ao Terminal Rodoviário Tietê e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Reconhecido como o primeiro no mundo com a certificação B Corp, o Expo Center Norte reflete o propósito da IFAT de promover inovação, cooperação e tecnologias ambientais que impulsionam a transição para uma economia de baixo carbono no país e na América Latina.
LEIA TAMBÉM: Sanepar amplia parcerias internacionais para modernização do saneamento
O evento recebeu 20 mil visitas qualificadas dos 26 estados brasileiros e de 34 países. Além de delegações da Argentina, Colômbia, Peru e Paraguai, e pavilhões internacionais da Alemanha, Áustria, China e Estados Unidos.
“Durante os três dias de feira, aproximadamente R$ 1 bilhão em negócios foram gerados, com 921 mil acessos ao site oficial e aumento de 54% no número de marcas expositoras e de 64% no total de palestrantes em relação à edição anterior”, destaca Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil.
IFAT Brasil 2027
A experiência dos expositores foi amplamente positiva: 92% recomendaram a participação no evento. 96% aprovaram a visitação internacional, 70% ficaram satisfeitos com a qualidade dos visitantes e 100% afirmaram ter realizado negócios. Do lado dos visitantes, os números também refletem o sucesso da plataforma: 95% fizeram negócios durante a feira. 97% buscaram novos fornecedores e lançamentos de mercado e 70% já planejam retornar em 2027.
LEIA TAMBÉM: LOCTITE | Fixadores de Roscas
“O avanço do setor de saneamento no Brasil reforça o papel da IFAT como uma plataforma estratégica de conexão entre empresas, investidores e gestores públicos. De acordo com uma análise recente da Pezco Economics, o Novo Marco do Saneamento já figura entre as reformas de maior impacto real na economia brasileira, com contribuição estimada de 0,5% do PIB, o mesmo nível da Reforma Trabalhista e o dobro da Lei de Liberdade Econômica. O estudo aponta ainda que os investimentos agregados em infraestrutura estão em retomada, passando de 1,52% do PIB em 2020 para 1,83% em 2024, com projeção de 1,87% em 2025. Nesse cenário, o saneamento desponta como um dos setores em franca expansão, com investimentos anuais próximos de 0,3% do PIB.”, explica Pickert.
A IFAT Brasil 2027 manterá os espaços temáticos que se tornaram marcas registradas da feira. Blue Stage (Água, Esgoto e Drenagem), Orange Stage (Gestão, Recuperação Energética e Valorização de Resíduos). Arena de Inovação e Startups e Solutions Lounge, além de ampliar a área de exposição e atividades interativas.
Mais informações: Link