saneamento basico
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Fenasan 2025 Encontro Universidades

O Encontro das Universidades vai abordar tecnologias de ponta com pesquisa aplicada e será palco de conexões entre pesquisadores internacionais e o setor de saneamento no Brasil, tanto para o para quem faz a produção da política pública quanto para reguladores e também as concessionárias dos serviços públicos.

A iniciativa faz parte da programação do 36º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e da Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que acontecem de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Maior evento de saneamento ambiental das Américas. O Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.

“No Encontro das Universidades, teremos dois dias dedicados a temas que atendem às demandas e necessidades atuais do setor de saneamento no Brasil, diante dos grandes desafios para a universalização, o enfrentamento da escassez hídrica e dos eventos climáticos extremos. O objetivo é abordar questões atuais com foco em tecnologias de ponta e pesquisa aplicada, promovendo conexões entre pesquisadores internacionais e o setor de saneamento no país”, explica Ester Feche, diretora socioambiental da AESabesp e coordenadora do encontro.

Entre os convidados internacionais estão confirmadas as presenças dos professores Francis L. de los Reyes III, da North Carolina State University (EUA); Jackeline Martínez, da University of Applied Science of Trier (Alemanha); Rui Cunha Marques da Universidade Lusófona (Portugal) e de Lylian Coelho, diretora de Desenvolvimento da Suez, multinacional francesa especializada em gestão da água e resíduos que atua em cinco continentes.

“No painel ‘Circularidade na água e nos sistemas de saneamento: benchmarking e desafios’, que será apresentado pelo professor Francis L. de los Reyes III, o objetivo é mostrar como reúso está sendo implantado fora do Brasil, nos Estados Unidos e na comunidade europeia, com enfoque de reuso urbano para consumo humano e periurbano, na parte agro. Vamos abordar de que forma as concessionárias de serviços públicos e os reguladores estão tratando desse tema”, destaca Ester Feche.

Fenasan 2025 Encontro Universidades

A segunda parte deste painel contará ainda a participação de Jackeline Martínez, da University of Applied Science of Trier. Que trará a aplicação na Alemanha; do subsecretário de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Cristiano Kenji Iwai; da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsesp), da Sabesp e da Agência de Bacias PCJ.

O professor Rui Cunha Marques, de Portugal, vai participar do painel “Bioeconomia, Mudanças Climáticas e seus resultados no Saneamento”, que vai abordar como soluções baseadas na natureza e soluções convencionais associadas podem transformar o saneamento, aliando conservação ambiental, adaptação climática e inovação tecnológica.

Já Lylian Coelho, diretora de desenvolvimento da Suez-AgroTech Paris, vai abordar o tema das iniciativas globais e cooperação internacional para o saneamento inclusivo do futuro.

LEIA TAMBÉM: Reúso da Água: uma estratégia essencial frente à crise hídrica global

Serviço:

36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável” – Encontro das Universidades – 2ª edição

Data: 21 a 23 de outubro de 2025

Local: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP

Mais informações, credenciamento e inscrições: fenasan.com.br

Últimas Notícias:
AST Invisibilidade Chorume

A invisibilidade do chorume

Diariamente, um adversário insidioso e muitas vezes ignorado emerge silenciosamente de nossos resíduos, tecendo uma rede de contaminação que ameaça rios, lagos, aquíferos e até a água que chega às nossas casas.

Leia mais »