saneamento basico

12% dos clientes da Sabesp são multados por maior consumo

A multa por aumento no consumo de água atingiu 12% dos clientes da Sabesp em fevereiro, mês em que a chamada tarifa de contingência passou a ser cobrada. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (9) pela companhia e se refere a faturas na Grande São Paulo e em municípios das regiões de Campinas e Bragança Paulista.

A sobretaxa na conta foi autorizada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). A multa varia entre 40% e 100% para quem consumir mais água neste ano em relação à média do período entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014.

A multa é de 40% sobre o valor da tarifa para quem exceder em até 20% essa média. Quem ultrapassar 20%, paga sobretaxa de 100%. A cobrança adicional incide somente na parte do gasto de água da fatura, que representa metade do valor da conta. Os outros 50% são referentes ao serviço de coleta de esgoto e ficam de fora do cálculo.

Segundo a Sabesp, 7% dos clientes que aumentaram o consumo não foram não foram enquadrados na sobretaxa, por gastarem menos de 10 mil litros de água por mês.

Bônus
O bônus na conta para quem reduz o consumo completou um ano em fevereiro e, segundo a Sabesp, bateu o recorde de adesão: 81% dos clientes. Desse total, 71% efetivamente tiveram desconto na fatura. Os outros 10% reduziram o gasto de água, mas não o suficiente para ter o benefício.

Entre os clientes, 60% reduziram o consumo em mais de 20% em fevereiro, ganhando desconto de 30% sobre o valor final da conta. Outros 5% diminuíram o consumo entre 15% e 20% e receberam desconto de 20% na fatura. Na faixa menor do bônus, 6% economizaram entre 10% e 15% e ganharam desconto adicional de 10%.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »