saneamento basico

Açude de Boqueirão chega a 3,5% do volume e espera água da transposição

A transposição das águas do Rio São Francisco chegou à cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, e escorre pelo Rio Paraíba, mas, os açudes que devem receber as águas do “Velho Chico” ainda estão em situação crítica. O nível de água do açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão e responsável por abastecer 1 milhão de pessoas em 19 cidades, chegou nesta segunda-feira (13) a apenas 3,5% da capacidade total.

A expectativa, segundo o Ministério da Integração, é que o reservatório seja abastecido pelas águas do “Velho Chico” até abril.

De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o reservatório tem capacidade para armazenar 411.686.287 metros cúbicos de água, mas está com apenas 14.465.847 metros cúbicos, o que equivale a 3,5% do total.

Boqueirão abastece Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste da Paraíba. Este é mais um novo recorde de pior índice da história, desde que o açude foi fundado no fim da década de 1950. O último pior índice registrado em uma crise hídrica anterior, ocorreu no fim da década de 1990, quando o açude chegou à margem de 14% do volume total.

Segundo a Aesa, a previsão é de que o açude de Boqueirão comece a receber as águas do Rio São Francisco entre os dias 7 a 22 de abril, tendo em vista que a expectativa era de que a água demorasse de 30 a 45 dias para passar entre Monteiro e Boqueirão, passando pelos açudes de Poções e Camalaú.

Por conta da crise hídrica provocada pela baixa nos volumes de chuvas, nos últimos cinco anos, a população abastecida pelo açude de Boqueirão está em racionamento de água, desde o mês de dezembro de 2014. Se não fosse a chegada prevista das águas do Rio São Francisco, através de transposição, a água que ainda existe no açude acabaria por completo em 8 de julho deste ano, segundo uma previsão feita pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que gere o abastecimento.

Poções

Da noite de sexta-feira (10) até o fim da manhã desta segunda-feira (13), o açude de Poções, que abastece o município de Monteiro, no Cariri paraibano, mais que dobrou o seu volume após receber as águas da transposição do Rio São Francisco.

De acordo com dados divulgados por João Fernandes, presidente da Aesa, o açude recebeu aproximadamente 400 mil m³ de água desde a inauguração do Eixo Leste da transposição na Paraíba.

Na última medição feita pela Aesa, na manhã desta segunda, o açude de Poções apresentou 1,9% (cerca de 562.000 m³) da sua capacidade total. Um aumento de 1,1% em relação a quantidade de água que o manancial tinha antes da chegada das águas da transposição, quando apresentava 0,8% (cerca de 182.000 m³).

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »