saneamento basico

Agespisa discute com Prefeitura projeto de esgoto da zona Sudeste de Teresina

Técnicos da Agespisa se reuniram nesta segunda-feira (12) com representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) e do Serviço Municipal de Água e Esgotos de Teresina (Semae). O encontro aocnteceu para traçar as principais diretrizes do projeto de implantação do sistema de esgotamento sanitário da zona Sudeste da capital.

O projeto preliminar já foi apresentado pelo presidente da Agespisa, José Augusto Nunes, ao Ministério das Cidades. A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 336,4 milhões para implantação de 48.761 ligações de esgoto e rede coletora de 736.692 metros de extensão.

O investimento deve beneficiar mais de 150 mil pessoas e temos pressa na execução das obras”, ressalta José Augusto Nunes. Participaram da reunião o presidente da Arsete, Paulo Vilarinho, e o presidente do Semae, Erick Elísio.

O projeto inicial prevê um sistema com alcance para os próximos 20 anos e vai atender 20 bairros, entre os quais Itararé, Gurupi, Renascença, Parque Ideal, São Sebastião, Novo Horizonte e São João.

Fonte: Capital Teresina
Veja mais: http://www.capitalteresina.com.br/noticias/teresina/agespisa-discute-com-prefeitura-projeto-de-esgoto-da-zona-sudeste-de-teresina-11865.html

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »