saneamento basico

Após chuvas, Cantareira reduz vazão de água em 25% para Campinas, SP

A vazão do Sistema Cantareira para a região de Campinas (SP) foi reduzida em um metro cúbico por segundo, nesta quinta-feira (6), o que significa 25% menos de água para a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). De acordo com a Sanasa, empresa responsável pelo abastecimento e tratamento de esgoto, as chuvas dos últimos dias melhoraram a vazão do Rio Atibaia, que abastece 95% da cidade, e continua decartada a hipótese de racionamento da água.

O percentual de redução na vazão refere-se justamente à quantidade anunciada pelo governo do estado, em 15 de fevereiro, como reforço ao município durante o período de estiagem. De acordo com a Sanasa, a decisão tomada em conjunto pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee) e Agência Nacional de Águas (ANA) não irá prejudicar o município e visa auxiliar o sistema Cantareira – que operou nesta quinta com 15,6% do volume normal e cujo aumento da vazão depende de chuvas na região do Sul de Minas Gerais.

Com a alteração, a bacia dos rios PCJ volta a receber 3 metros cúbicos por segundo do sistema. A Sanasa informou que a vazão do Rio Atibaia na época de estiagem estava em 3,4 metros cúbicos por segundo e, após as chuvas, registrou volume de 12 metros cúbicos por segundo nesta quinta-feira – valor que corresponde a 26,6% do esperado para a época do verão. Campinas tem autorização para captar 4,7 metros cúbicos de água por segundo do rio.

Por causa do baixo nível, a ANA e o Daee também determinaram uma redução da vazão do sistema Cantareira para a região metropolitana de São Paulo, a partir de segunda-feira (10). Neste caso, o volume destinado passará de 30 para 27,9 metros cúbicos por segundo.

Fiscalização
Para evitar o desperdício, a Prefeitura antecipou as ações no período da estiagem por causa da falta de chuva, entre elas, a proibição do uso de água para limpeza de calçadas. Já a Sanasa ampliou o número de canais para receber relatos de mau uso de água na cidade: além do 0800-7721-195, a população pode utilizar os telefones 3735-5770 / 5771 / 5772 e 5773 ou escrever para [email protected].

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/03/apos-chuvas-cantareira-reduz-vazao-de-agua-em-25-para-campinas-sp.html

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »