saneamento basico
Tecnologia Alemã Tratamento Águas Pluviais

Balneário Camboriú/SC avalia adoção de tecnologia alemã para tratamento de águas pluviais

Tecnologia Alemã Tratamento Águas Pluviais

A Prefeitura de Balneário Camboriú avança nas análises para implantar o sistema Hydroshark, desenvolvido pela empresa alemã 3P Technik Filtersysteme GMBH, com o objetivo de aprimorar o tratamento de águas pluviais e contribuir para a melhoria da balneabilidade no município. A iniciativa está alinhada ao programa Praia 100% Limpa.

Na tarde da terça-feira (14), a prefeita Juliana Pavan recebeu representantes da empresa alemã, acompanhada dos diretores da Secretaria de Planejamento Urbano, Lucas Weber e Bruno Nitz.

O encontro ocorreu após técnicos da Emasa conhecerem o funcionamento da tecnologia, já utilizada em diversos países da Europa.

O Hydroshark é um separador hidrodinâmico de detritos que realiza o tratamento físico da água da chuva, retendo materiais flutuantes e sedimentando partículas em suspensão. Dessa forma, a água tratada retorna ao meio ambiente com menor impacto ambiental. O sistema pode ser aplicado em obras de macrodrenagem, como a da Avenida Atlântica, e em outros pontos estratégicos da cidade.

LEIA TAMBÉM: AdDP: inovação e eficiência hídrica na gestão da água

Segundo a prefeita, o tratamento das águas pluviais é uma etapa essencial para reduzir a chegada de resíduos e dejetos à Praia Central.

“Projetos como o Praia 100% Limpa envolvem mais do que obras de esgoto. O tratamento das águas da chuva é fundamental para manter a balneabilidade e a sustentabilidade da cidade”, afirmou.

Tecnologia Alemã Tratamento Águas Pluviais

Ela também ressaltou o compromisso da administração municipal com soluções tecnológicas e sustentáveis. “Balneário Camboriú busca constantemente melhorar seus índices de balneabilidade, especialmente nos períodos de chuva e alta temporada. Investir em tecnologia e planejamento é essencial para garantir uma cidade limpa e sustentável”, completou.

LEIA TAMBÉM: 4 fatos sobre o salto no saneamento básico em São Paulo

Ao final da reunião, ficou definido que as equipes técnicas da Emasa e da Secretaria de Planejamento Urbano farão estudos para avaliar a viabilidade de implantação do sistema e sua integração com futuras obras de drenagem e saneamento do município.

Fonte: SC.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »