saneamento basico

Brasília sediará o oitavo Fórum Mundial das Águas

COREIA DO SUL (26/2/14) – A candidatura de Brasília como sede do Fórum Mundial das Águas foi confirmada na manhã desta quarta-feira, em Gyeongju, na Coreia do Sul. O evento será realizado em março de 2018.

O DF teve 23 votos a favor, e Copenhagem, na Dinarmarca, 10 votos; houve três abstenções. É a primeira vez que o encontro será realizado no Hemisfério Sul.

O último Fórum, realizado em 2012 em Marselha, na França, teve a participação de 35 mil pessoas. O sétimo, marcado para março de 2015, será em Daegu, na Coreia do Sul, e terá a participação de 40 mil pessoas.

A realização desse evento em Brasília deixará um legado para cidade em termos de infraestrutura e legislação sobre recursos hídricos, além de um grande volume de turistas. A previsão é de que, durante a semana de realização do Fórum, pelo menos 40 mil pessoas passem pela capital federal.

O governador Agnelo Queiroz comemorou o resultado e disse que “mais essa indicação coloca Brasília como cidade de grandes eventos mundiais” até 2019. O DF sediará a Copa do Mundo (2014), as Olimpíadas (2016), o Fórum Mundial das Águas (2018) e a Universíade (2019).

Com esse encontro, Brasília se transforma na capital mundial das águas, atraindo uma série de eventos correlatos até 2018. Inclusive mobilizando o Brasil e a América do Sul para desenvolver legislação e boas práticas na gestão da água, um insumo fundamental para a vida“, disse o governador Agnelo Queiroz.

Para o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Vinicius Benevides, com a vitória de Brasília, “o Brasil se coloca na posição de protagonista na questão da preservação e do uso dos recursos hídricos”.

As reuniões preparatórias acontecerão a partir de 2016 e discutirão os temas abordados no Fórum.

Fonte: JusBrasil
Veja mais: http://governo-df.jusbrasil.com.br/politica/113715229/brasilia-sediara-o-oitavo-forum-mundial-das-aguas

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »