saneamento basico

Capacidade de abastecimento melhora de 70% para 90% para norte de Vitória e parte da Serra

A capacidade de abastecimento da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) aumentou de 70% para 90% na zona norte de Vitória e parte do município de Serra, desde que o sol apareceu nos últimos dias e parou de chover. Entretanto, a população deve continuar utilizando a água racionalmente, pois ainda podem ocorrer interrupções parciais no abastecimento em função da grande quantidade de barro (turbidez) que continua chegando à Estação de Tratamento, trazida pelo Rio Santa Maria.

A Cesan recomenda que a população utilize a água apenas para necessidades básicas como a preparação de alimentos e higiene pessoal. Para não prejudicar o abastecimento nas regiões afetadas pelas chuvas, os moradores das demais áreas devem evitar lavar as calçadas, roupas em excesso, imóveis e carros.

Estão sendo realizadas manobras operacionais para garantir o fornecimento de água mesmo em quantidade reduzida, além de envio de carros pipa para atender os casos emergenciais, como hospitais, abrigos e alguns condomínios residenciais. O telefone 115 está à disposição dos clientes para mais informações. A ligação é gratuita de qualquer telefone fixo.

Causa
O mau uso do solo, a abertura e conservação inadequada de estradas vicinais, com pouca utilização de “caixas secas”, que funcionam como reservatórios de captação de águas de chuva nas margens das estradas rurais provocam erosão, carregando os sedimentos (barro), sujando e assoreando os rios, de onde a Cesan retira água bruta para tratar e abastecer a população.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »