saneamento basico
drenagem

CASAN investe R$ 2,9 milhões para intensificar controle de perdas de água em Rio do Sul/SC

A CASAN está executando em Rio do Sul um conjunto de obras para melhoria do abastecimento e controle de perdas de água. 

O trabalho prevê R$ 2,9 milhões em equipamentos, materiais e obras para setorização (organização de regiões de abastecimento), intensificação da macromedição (monitoramento de volumes distribuídos) e controle de pressão, entre outras ações.

Entre quarta e sexta-feira desta semana estão sendo instaladas as primeiras seis estações redutoras de pressão, no Bairro Fundo Canoas. Ao todo serão 20 estações, que trarão mais condições de controle operacional do sistema, permitindo que o volume de água na rede seja controlado, evitando-se assim rompimentos das canalizações.

Setorização

O estabelecimento de setores (grupo de ruas que podem estar ou não no mesmo bairro, e que foram definidas em modelagem hidráulica) é outra ação que permite um controle mais efetivo das atividades de operação e manutenção no Sistema de Abastecimento.

Para setorização, o trabalho prevê uma reorganização do projeto hidráulico de todo o sistema de abastecimento, com implantação de novas adutoras e redes de distribuição. As travessias nas pontes Curt Hering, Waldemar Bornhausen e Ximbica, que já estão em execução, fazem parte desse trabalho.

“Será uma modernização completa do sistema hidráulico e da forma de distribuição. São obras estratégicas para melhoria da gestão do abastecimento de água em toda a margem esquerda do Rio Itajaí do Oeste e do Itajaí Açu”, explica o chefe da Agência Rio do Sul, José Ricardo Gonçalves.

Obras de substituição de redes na Rua Dom Pedro II e também na Rua Princesa Isabel, assim como as novas travessias em pontes, trarão reflexos diretos na melhoria operacional para distribuição de água, principalmente nos bairros Canoas, Canta Galo, Jardim Alexander e Progresso.

Fonte: Casan.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »