A procura pelo bloqueador de ar aumentou nos últimos dias no Espírito Santo e o dispositivo está em falta no mercado. A peça instalada na encanação promete reduzir a conta de água ao impedir que o ar passe pelo cano. Porém, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) afirmou que o ar não aumenta o valor da cobrança e que o bloqueador não ajuda a diminuí-lo. O aparelho custa R$ 70 nas lojas de material de construção e a instalação é R$ 70.
O responsável pela hidrometria da Cesan, Eliézer Taets, explica que o ar só entra na tubulação quando há registros de falta de água. “A gente não nega que o ar movimenta o hidrômetro. Apesar de momentaneamente você enxergar aquele movimento, isso não significa que ao final do mês está sendo produzido um consumo maior para você. Tem um outro momento que você não percebe que ele está sendo desmarcado e, mesmo que aconteça, é tão insignificante que isso não faz diferença na conta”, afirma.
Os bloqueadores não foram aprovados pelo Inmetro, mas mesmo assim foram testados pela Cesan. Segundo Eliézer, a companhia realizou estudos com os bloqueadores há alguns anos e constatou que não produzia resultados suficientes, então parou de usar o produto. “A Cesan viu que não cumpria o objetivo, viu que era mais propaganda enganosa do que realmente fato”, diz.
Ainda segundo a companhia, os hidrômetros passam por testes em laboratórios antes de serem instalados e só são usados quando nenhum problema é encontrado.
Consumidores
Mesmo com a declaração da Cesan, moradores que compraram e instalaram os bloqueadores afirmam que a conta diminui. O motorista Hermes Martins afirma que a conta de água caiu 60% de um mês para o outro após colocar a peça no hidrômetro. “Em uma conta só eu já paguei a válvula. Já estou livre desse gasto, daqui para a frente é lucro”, diz.
O engenheiro mecânico Cléston Reis também instalou o bloqueador e espera conseguir os mesmos resultados. “Com esse dispositivo, a promessa é de redução de até 50% no consumo de água, devido à retirada de ar da tubulação. A gente está apostando na iniciativa e se der resultado a gente vai fazer o mesmo no ramal de entrada de água do prédio”, conta.