saneamento basico

Chuvas ocorrerão na média e já enchem reservatórios do Piauí

As previsões meteorológicas indicam que os níveis de chuva ficarão dentro da média em todo o Piauí, no período de dezembro ao início de março. As precipitações já iniciaram na região sul do Estado e começam a encher as barragens e açudes piauienses.

De acordo com José Carvalho, superintendente do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), as chuvas que ocorreram em dezembro permitiu uma melhora nos níveis de água dos reservatórios. “Com as chuvas iniciadas na segunda quinzena de dezembro, as barragens do Sul e do semiárido receberam água. As previsões vêm apontando que as chuvas ocorrerão dentro da média e isso nos anima bastante”, afirma.

A tendência do tempo aponta, atualmente, que as chuvas, apesar de irregulares, terão uma quantidade dentro da média. “Em todo o Piauí, as chuvas atuarão dentro da média, o que evidencia uma situação bem melhor do que as de anos anteriores. Vale ressaltar que essas chuvas poderão ter um caráter irregular, permitindo assim que em determinada região chova em uma semana o estimado para um mês, por exemplo”, comenta Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Apesar do aumento de chuvas e de uma previsão otimista para os próximos meses, os Governos Federal e Estadual manterão toda a estrutura de amparo às famílias utilizados no combate à seca. “Até que tenhamos um efetiva configuração de um inverno dentro dos padrões de normalidade a ordem do Governo Federal, bem como do Governo Estadual, é manter toda a estrutura de combate à seca que vem sendo utilizada”, pontua José Carvalho Rufino.

Fonte: Cidade Verde
Veja mais: http://www.cidadeverde.com/chuvas-ocorrerao-na-media-e-ja-enchem-reservatorios-do-piaui-152022

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »