saneamento basico
saneamento

CNI defende aprovação do novo marco do saneamento básico, ‘para prevenir epidemias’

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança hoje mais uma edição da chamada Agenda Legislativa da Indústria, com projetos que o setor entende como prioritários.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a entidade defende a aprovação do projeto de lei, já aprovado pela Câmara e em discussão no Senado, que trata do novo marco do saneamento básico.

Entre outras coisas, a proposta estabelece que os municípios terão de realizar licitações para os serviços de saneamento básico, com a possibilidade de empresas privadas e públicas concorrerem em iguais condições.

LEIA TAMBÉM: NOVO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO TRANSFORMA SISTEMA REGULATÓRIO DO PAÍS

Evolução no setor

Melhorar o saneamento, sustenta a CNI, é “medida urgente para prevenir epidemias”.

Atualmente, segundo a entidade, 100 milhões de brasileiros vivem em residências que não têm coleta de esgoto e mais de 34 milhões não têm abastecimento de água.

Para o país voltar a crescer após a pandemia, a CNI acredita que a reforma tributária deverá ser “prioridade absoluta”.

Fonte: O antagonista.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »