saneamento basico

Codevasf investirá R$11 mi em implantação de sistema de esgoto

Cerca de quatro mil pessoas serão beneficiadas com a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município de Matias Cardoso, no norte de Minas Gerais. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investirá nessa ação recursos da ordem de R$ 11 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O contrato com a empresa que será responsável pela execução das obras já foi assinado. A próxima etapa será a assinatura da ordem de serviço.

O sistema de Matias Cardoso será composto por rede coletora de esgoto com extensão de 21.993 metros; 1.098 ligações prediais; interceptor I com extensão de 673 metros e interceptor II com extensão de 556 metros; uma estação elevatória de esgoto bruto; estação de tratamento de esgoto preliminar e duas lagoas, sendo uma anaeróbia e a outra facultativa.

Os serviços beneficiam centenas de famílias que vivem em cidades de até 50 mil habitantes de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão. São municípios que pertencem às bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, área de atuação da Codevasf.

Fonte: Portal Brasil
Veja mais: http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2014/03/rede-de-saneamento-em-minas-deve-beneficiar-4-mil-pessoas

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »