saneamento basico

Coleta seletiva em Porto Alegre será ampliada em agosto

Porto Alegre produz, diariamente, cerca de 2,2 mil toneladas de lixo. Destas, 110 toneladas são de resíduos considerados recicláveis, mas somente 3% são efetivamente reaproveitados. Pensando em aumentar esse índice, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) lançou ontem a campanha ReciclaPOA, que estimula a participação popular na separação do lixo domiciliar, industrial e comercial.

Durante o lançamento, que marcou os 25 anos da implantação da coleta seletiva da Capital, também foi anunciado o novo contrato do serviço, que será executado a partir de 26 de agosto e contemplará todas as ruas da cidade. Hoje, a coleta já atende aos 81 bairros de Porto Alegre, mas sem alcançar a totalidade dos logradouros.

Segundo o diretor-presidente do DMLU, André Carús, o serviço será ampliado para três vezes por semana nos bairros que já são atendidos pela coleta automatizada (Independência, Bom Fim, Farroupilha, Cidade Baixa, Auxiliadora, Mont’Serrat, Bela Vista, Moinhos de Vento, Rio Branco e Praia de Belas). “Nesses locais, a coleta seletiva terá roteiros noturnos, para não causar transtornos na mobilidade”, esclarece.

Parte dos bairros Floresta, Santa Cecília, Santana, Azenha, São João, Higienópolis, Petrópolis e Menino Deus também receberá o serviço três vezes por semana.No restante da cidade, a coleta continuará em dois dias da semana, diuturnamente. A empresa responsável pelo novo contrato, com duração de cinco anos, é a Cootravipa.

Em relação à reciclagem, as 110 toneladas de resíduos sólidos são distribuídas em 19 unidades de triagem (UTs) espalhadas pela Capital. O DMLU calcula que, se a população de Porto Alegre, como um todo, fizesse a separação de lixo, seria possível entregar cerca de 320 toneladas diariamente às UTs, que empregam aproximadamente 800 pessoas. Até o final do ano, o DMLU pretende reformar cinco unidades para garantir melhores condições de trabalho às famílias envolvidas.

 

 
Fonte: Jornal do Comércio

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »