saneamento basico

Colinas recebe investimento de R$ 240 mil para realização do evento de Resíduos Sólidos

Chegou a hora da comunidade de Colinas do Tocantins e região aprender um pouco mais sobre consumo sustentável. A caravana do Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), está na cidade nesta segunda e terça-feira, 14 e 15, com atividades, durante todo o dia, na Diretoria Regional de Ensino da cidade.

Em Colinas, o workshop atende ainda gestores municipais, professores e catadores de materiais recicláveis de Arapoema, Bandeirantes, Bernardo Sayão, Brasilândia, Itapiratins, Juarina, Pau D’Arco, Palmeirante e Tupiratins. Com essa ação, a Semades pretende estimular a adoção da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nos órgãos municipais. A programação conta com oficinas de reciclagem correta de eletrônicos, cooperativismo, saúde do trabalhador e aproveitamento, reuso e produção de artefatos artesanais.

Segundo a engenheira ambiental Hélia Azevedo Pacheco, supervisora de Gestão de Resíduos Sólidos da Semades, o objetivo é de estimular o consumo sustentável nos órgãos públicos e contribuir para a cadeia produtiva da reciclagem dos resíduos sólidos. “O programa visa incorporar critérios socioambientais nas atividades públicas. Redução de gastos, uso racional de bens públicos, gestão adequada de resíduos e licitação responsável são algumas das atitudes que podem ser adotadas pelos gestores”, orienta.

Workshop

Ao todo estão sendo investidos R$ 240 mil para realização do evento. Os recursos são do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) com contrapartida do Governo do Tocantins.

Fonte: Surgiu
Veja Mais: http://surgiu.com.br/noticia/147875/colinas-recebe-workshop-de-residuos-solidos.html

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »