Destinada ao abastecimento de São Caetano , no Agreste Central, a Barragem de Taquara estava em colapso, mas acumulou água das recentes chuvas e pode voltar a funcionar ainda neste mês, segundo a assessoria de imprensa da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O município é abastecido somente pelos mananciais de Brejo dos Coelhos e Brejo do Buraco, enquanto a instituição prevê a limpeza daquele reservatório.
No Agreste Meridional, a Barragem de Santa Rita também recebeu as últimas chuvas e já está operando com 70% da capacidade total. O reservatório estava em colapso desde 2012 devido à estiagem no semiárido e voltou a atender a Jupi, Jucati e ao Distrito de Neves. “Enquanto a Compesa realiza ajustes na rede de distribuição, devido ao prolongado período em que as tubulações ficaram sem água, as duas cidades e o distrito estão recebendo água 24 horas por dia. Ao término, será implantado um calendário de abastecimento”, informa a assessoria, que complementa: nos demais lugares do Agreste Meridional não há situações críticas assim.
Os três municípios ficam sob os cuidados da Gerência Regional do Ipojuca. Desta administração, os reservatórios Ipaneminha e Rosas, que abastecemPesqueira , continuam em situação crítica e a localidade é abastecida por caminhões-pipa.
São Carlos será cidade piloto no Universaliza SP, programa estadual de saneamento
São Carlos foi escolhida pelo governo do Estado como projeto piloto do programa Universaliza SP, uma iniciativa que busca ampliar a cobertura de saneamento básico em cidades que operam seus próprios serviços, fora da atuação da companhia de saneamento Sabesp.