saneamento basico

Crise hídrica atual supera 2014 em gravidade, diz diretor do ANA

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, considera que a situação hídrica de 2015 se apresenta mais grave que a de 2014. Ele participou de audiência publica realizada pela comissão especial da crise hídrica no Brasil.

O coordenador-geral de operações e modelagens do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Eduardo Mário Mediondo, afirmou que a demanda de consumo de água tende a crescer enquanto a oferta não aumenta. Para que esse cenário não acabe em crise o coordenador sugere a criação de sistemas de gerenciamento. “temos que criar uma gestão de demanda para que não haja crise”, observou.

Falta de projetos

Guillo afirmou ainda que o Brasil esta passando por um momento delicado em que os recursos hídricos nacionais estão diminuindo e faltam projetos para prevenir crises no setor.

Para o presidente da ANA, é necessário “pensar diferente sobre os problemas que estamos enfrentando”, para achar alternativas para o gerenciamento das águas.

Os dois convidados concordaram que é necessária a criação de um sistema monitoramento preventivo para ter controle da situação das fontes de água do País.

Durante a audiência, o deputado Sarney Filho (PV-MA) afirmou que ficou assustado com a situação atual e enfatizou que devem ser feitos investimentos em recursos e adaptações para crises ambientais.

O relator da comissão, deputado Givaldo Vieira (PT-ES), reafirmou o compromisso de apresentar uma proposta que atue na crise do sistema hídrico nacional.

 
Fonte: Jornal do Brasil

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »