saneamento basico

DAE inicia negociações para dar desconto a quem economizar água

São Caetano – O diretor-geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano, Welington Kalil, se reuniu na tarde de ontem com o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) para definir detalhes da aplicação de desconto na conta de moradores da cidade que economizarem água. O objetivo é reduzir o consumo no município, que é 100% abastecido pelo Sistema Cantareira. O reservatório está com apenas 19,6% da capacidade, menor nível da história.

Técnicos do departamento estão analisando o perfil de consumo da cidade para definir que tipo de bonificação poderá surtir melhor efeito. Advogados da autarquia também estudam se a medida precisa ser criada por meio de projeto de lei ou se um decreto assinado pelo chefe do Executivo é o suficiente para que a implantação seja estabelecida.

Já em Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informou que, até amanhã, deve enviar ao prefeito Carlos Grana (PT) a minuta do projeto que autoriza o desconto. A cidade seguirá o modelo adotado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo): quem reduzir o consumo em mais de 20% terá o valor da fatura diminuído em 20%. Apesar da medida, a cidade é abastecida pelos sistemas Rio Grande e Rio Claro, que têm níveis satisfatórios de armazenamento.

Cantareira
O Sistema Cantareira abastece 47% da Grande São Paulo, servindo aos municípios de Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Osasco, São Caetano e São Paulo. A pluviometria acumulada do mês é de apenas dois milímetros, enquanto o nível histórico par fevereiro é de 202,6 milímetros.

Fonte: Diário do Grande ABC
Veja mais: http://www.dgabc.com.br/Noticia/509770/dae-inicia-negociacoes-para-dar-desconto-a-quem-economizar-agua?referencia=simples-titulo-editoria

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »