saneamento basico

Deposição de resíduos em aterro será erradicado até 2030, segundo Castro Verde

Castro Verde viu aprovado no início deste mês o Plano de Acção de Resíduos Sólidos Urbanos para o período 2015 – 2020.

O novo plano tem como prioridade “minimizar os impactos ambientais com aproveitamento do valor socioeconómico, ao mesmo tempo que prevê a eliminação progressiva da deposição de resíduos em aterro, com vista à erradicação da deposição directa destes na área do município até 2030”.

A criação de um grupo de trabalho sobre a gestão de resíduos sólidos, a dinamização de acções de sensibilização, o reforço da rede de ecopontos e a optimização do processo de compostagem através da aquisição de uma carrinha e posterior criação de uma rede de recolha são algumas das estratégias para atingir as metas propostas no documento.

António João Colaço, vereador da Câmara Municipal de Castro Verde, diz que a autarquia pretende desta forma seguir as directivas da União Europeia. O autarca realça que cada tonelada de resíduos que entra em aterro custa ao município cerca de 40 euros.

 
Fonte: Rádio Pax

Últimas Notícias:
APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS GEOTÊXTEIS MODULARES (GEOXTEEL®) PARA DESAGUAMENTO DE LODO EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SBV Engenharia Ambiental (2)

Aplicação de estruturas Geotêxteis Modulares (GEOXTEEL®) para desaguamento de lodo em sistemas de tratamento de esgoto | SBV Engenharia Ambiental

A geração de lodo é uma consequência inevitável dos processos de tratamento de água e esgoto. Esse resíduo é formado principalmente por sólidos suspensos removidos durante as etapas físico-químicas ou biológicas do tratamento, apresentando, em geral, elevado teor de umidade. Em muitos casos, o lodo recém-gerado possui mais de 95% de água, o que implica em grandes volumes a serem armazenados, transportados e destinados adequadamente.

Leia mais »