saneamento basico

Deposição de resíduos em aterro será erradicado até 2030, segundo Castro Verde

Castro Verde viu aprovado no início deste mês o Plano de Acção de Resíduos Sólidos Urbanos para o período 2015 – 2020.

O novo plano tem como prioridade “minimizar os impactos ambientais com aproveitamento do valor socioeconómico, ao mesmo tempo que prevê a eliminação progressiva da deposição de resíduos em aterro, com vista à erradicação da deposição directa destes na área do município até 2030”.

A criação de um grupo de trabalho sobre a gestão de resíduos sólidos, a dinamização de acções de sensibilização, o reforço da rede de ecopontos e a optimização do processo de compostagem através da aquisição de uma carrinha e posterior criação de uma rede de recolha são algumas das estratégias para atingir as metas propostas no documento.

António João Colaço, vereador da Câmara Municipal de Castro Verde, diz que a autarquia pretende desta forma seguir as directivas da União Europeia. O autarca realça que cada tonelada de resíduos que entra em aterro custa ao município cerca de 40 euros.

 
Fonte: Rádio Pax

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »