saneamento basico

Deso produz saúde com expansão da rede de esgoto

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promove avanços econômicos e para o meio ambiente por meio da implantação da rede de coleta e de tratamento de esgoto em todo o Estado. Só na região metropolitana, o índice de atendimento da população passou de 29% em 2006, para 50%, em 2013, e existem recursos garantidos para uma cobertura próxima a 90% nos próximos anos.

A falta de rede de esgotos, além de trazer danos à saúde, provoca mau cheiro e gera transtornos a população. Uma estimativa feita pelos agentes mundiais de saúde aponta para cada real investido em saneamento, uma economia quatro vezes maior em saúde. Isso ocorre graças à coleta e tratamento de esgoto, que provoca o combate de doenças veiculadas por meio hídrico, como hepatite A, poliomielite, diarreias e disenteria bacterianas (como a cólera) e esquistossomose. Consequentemente, isso acaba refletindo nos gastos com a saúde pública.

Em Sergipe, desde 2007 estão sendo investidos mais de R$ 502 milhões em obras de esgotamento sanitário. Os recursos são garantidos pelo Governo do Estado, através do Programa da Aceleração do Crescimento (PAC). A conquista alcançada pelos investimentos em saneamento básico reflete diretamente no meio ambiente. A partir do momento que os esgotos são coletados e tratados, começa-se a ter a despoluição dos rios, o renascimento da vida aquática, a preservação de nascentes, balneabilidade e uma série de consequências que chegam ao lado da saúde e da melhor qualidade de vida.

A Deso se orgulha de produzir saúde. Nossa prática econômica é produzir água potável e coletar esgoto, mas esses produtos são, na realidade, os grandes responsáveis pela saúde e qualidade de vida da população. O que a empresa faz não é apenas uma ação econômica, é uma atividade que acaba gerando um benefício essencial para toda a sociedade, como também para o meio ambiente”, destacou o diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari.

Fonte: Infonet
Veja mais: http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=157278

Últimas Notícias: