saneamento basico

Desperdício: DAAE explica, mas não convence

Após a ampla repercussão negativa junto à população a partir de relatos e discussões alavancadas na internet pelas redes sociais, o DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgotos explica em matéria enviada à imprensa que os milhões de litros de água descartados no processo de limpeza dos reservatórios elevados é uma necessidade e não um desperdício.

O DAAE insiste que esse descarte não é desperdício, uma vez que a água é usada para uma finalidade muito específica e não pode ser reutilizada. “Após a limpeza e tratamento interno dos reservatórios, essa água não é apropriada para consumo humano, animal ou para qualquer outra atividade, como por exemplo, a irrigação de plantas, pois contem produtos químicos” – afirma a nota.

Porém, logo em sequência, cai em contradição e admite a possibilidade de reutilização dessa água, o que só não estaria sendo feito por confessa incapacidade de contornar questões de logística e, obviamente, de custos operacionais.

“A utilização dessa água para molhar ruas ou estradas não pavimentadas não é economicamente viável, pois a logística iria gerar muitos custos. O reservatório na Avenida Castelo Branco, por exemplo, tem capacidade para um milhão de litros de água. Em geral, um caminhão tem capacidade para transportar 10 mil litros e, por isso, seriam necessárias 100 viagens para transportar a água. Isso significa que o esvaziamento do reservatório utilizando caminhão exigiria um tempo muito maior para ser efetuado, incluindo nesse cálculo a distância do reservatório ao local de destinação da água” – destaca a autarquia.

O DAAE ainda observa que também é preciso considerar que o uso de caminhão para transportar a água dos reservatórios acarretaria gastos com combustível, mão de obra e outros custos com o veículo. “E, em se tratando de água imprópria para o consumo humano, seria necessária fiscalização no transporte para garantir que a água não fosse utilizada para outro fim” – completa.

A polêmica em relação ao desperdício de água em plena crise de abastecimento, foi levantada pelo vereador Juninho da Padaria (DEM) que se envolveu na questão após manifestação de indignação e revolta por parte de munícipes que presenciaram o descarte de milhões de litros de água nos reservatórios na região do Jardim São Paulo

Fonte e agradecimentos: http://www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=206004352

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »