saneamento basico

‘É a raspa do tacho’, diz especialista sobre reserva do Cantareira

Segundo a Sabesp, a água do “volume morto” tem a mesma qualidade da água superficial captada hoje. As obras para a captação dessa reserva começaram nesta segunda-feira e ela poderá ser usada a partir de julho, segundo a Sabesp.

Especialistas, no entanto, consideram essa água mais suja e difícil de tratar. “É possível deixá-la com a mesma qualidade, mas certamente o tratamento será mais caro e mais difícil“, diz Rodrigo Moruzzi, professor da engenharia ambiental da Unesp de Rio Claro.

Ele afirma que essa água tem mais sedimentos e requer mais produtos químicos. “Estamos usando a ‘raspa do tacho’, o limite de reservação do Cantareira”, afirma Moruzzi.

Para Paulo Ferreira, professor de engenharia hidráulica do Mackenzie, outro fator que encarecerá o processo é o aumento na frequência de troca dos filtros das estações de tratamento.

Fonte: Folha
Veja mais: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1427044-e-a-raspa-do-tacho-diz-especialista-sobre-reserva-do-cantareira.shtml

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »