saneamento basico

‘É a raspa do tacho’, diz especialista sobre reserva do Cantareira

Segundo a Sabesp, a água do “volume morto” tem a mesma qualidade da água superficial captada hoje. As obras para a captação dessa reserva começaram nesta segunda-feira e ela poderá ser usada a partir de julho, segundo a Sabesp.

Especialistas, no entanto, consideram essa água mais suja e difícil de tratar. “É possível deixá-la com a mesma qualidade, mas certamente o tratamento será mais caro e mais difícil“, diz Rodrigo Moruzzi, professor da engenharia ambiental da Unesp de Rio Claro.

Ele afirma que essa água tem mais sedimentos e requer mais produtos químicos. “Estamos usando a ‘raspa do tacho’, o limite de reservação do Cantareira”, afirma Moruzzi.

Para Paulo Ferreira, professor de engenharia hidráulica do Mackenzie, outro fator que encarecerá o processo é o aumento na frequência de troca dos filtros das estações de tratamento.

Fonte: Folha
Veja mais: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1427044-e-a-raspa-do-tacho-diz-especialista-sobre-reserva-do-cantareira.shtml

Últimas Notícias:
Hidro Solo Fenasan 2025

Hidro Solo consolida presença de destaque na Fenasan 2025 com soluções avançadas para Tratamento de Água

A participação da Hidro Solo na Fenasan 2025 reforçou, mais uma vez, o protagonismo da marca no cenário nacional do tratamento de água e saneamento. Com 44 anos de expertise e atuação em todas as regiões do país, levamos para o Expo Center Norte, em São Paulo, tecnologias capazes de elevar a eficiência operacional de Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Sistemas de Filtração.

Leia mais »