saneamento basico

Eletrobras pode ser privatizada admite Ministro de Minas e Energia

O ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, declarou que o Governo estuda a possibilidade de privatizar ou repassar o controle acionário das distribuidoras vinculadas à Eletrobras, como é no caso do Piauí. A ideia do Governo federal é concentrar esforços para que a exemplo do que foi feito no setor de geração de energia, distribuidoras também façam investimentos para modernização de suas redes.

“O que não podemos é repetir os erros do passado, em privatizações em que os usuários foram prejudicados, com as distribuidoras que não prestaram serviços de boa qualidade, trazendo problemas financeiros”, garantiu o ministro Eduardo Braga. Neste momento, segundo o ministro, o governo definiu uma proposta de renovação das concessões para as distribuidoras.

No Piauí, o discurso de mudanças na distribuidora de energia é assunto antigo, devido à perda da qualidade de energia fornecida pela estatal nos últimos anos, o que tem gerado reclamações da população, de empresários e até dos políticos. Em 2013, o então governador Wilson Martins (PSB) chegou a prometer processar a Eletrobras após um apagão no litoral em pleno período carnavalesco.

No Brasil, a Eletrobras tem distribuidoras em Alagoas, no Piauí, em Rondônia, no Acre, Amazonas e em Roraima. Entre 2012 e 2013, a empresa somou prejuízos de R$ 13,2 bilhões em todo o país. Em 2014, a unidade do Piauí ficou com na 28ª posição entre as 35 empresas concessionarias de distribuição, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica. O índice a colocou entre as piores do País.

O assessor da presidência da Eletrobras Piauí, José Salam, informou que os balanços financeiros de 2014 ainda estão sendo fechados e em breve serão divulgados.

De acordo com o senador Elmano Ferrer (PTB), líder da bancada federal do Estado, a melhoria na qualidade dos serviços de distribuição da energia elétrica é pauta reivindicada em todos os municípios. “Por todas as cidades pelas quais passamos, a queixa é a mesma. Nisso, nós precisamos avançar”, disse o senador. Ele não disse se era contra ou a favor da privatização.

 
Fonte: Jornal O Dia

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »