saneamento basico
esgoto

Empreendimento apoiado por Bill Gates tem como objetivo eliminar PFAS do esgoto e do solo nos EUA

Imagem Ilustrativa

Um novo empreendimento apoiado pelo bilionário Bill Gates está tentando garantir que os “produtos químicos para sempre” não durem realmente tanto tempo.

A Allonnia, que foi lançada na quinta-feira com US$ 40 milhões em financiamento da Série A, está trabalhando para projetar micróbios que eliminem poluentes nas águas residuais e no solo. Está começando com o PFAS, uma classe traiçoeira de produtos químicos presentes na água potável dos Estados Unidos e que, além disso, se mostraram resistentes à decomposição, sendo rotulados como “para sempre”.

“Temos um problema de resíduos no mundo, onde uma solução ainda não foi descoberta”, disse a CEO Nicole Richards. “Allonnia está usando biologia, que é um recurso inexplorado, onde a química e os materiais atingiram seus limites em muitos casos.”

A Allonnia foi criada pelo Ferment Consortium, um veículo de investimento de US$ 350 milhões destinado a financiar as empresas da Ginkgo Bioworks. É apoiado pela Cascade Investments de Gates, entre outros investidores.

A iniciativa chega em um momento de novo interesse pelo o que micróbios podem fazer. A Ginkgo e outras empresas estão usando para criar de tudo, desde canabinóides até carne falsa.


LEIA TAMBÉM: OTIMIZAÇÃO DO TRAÇADO DE REDES COLETORAS DE ESGOTO SANITÁRIO VIA ALGORITMO GENÉTICO


Solução direcionada

Allonnia, que recebeu o nome de uma esponja marinha extinta que filtrou os oceanos na era Cambriana, fará uma “bioprospecção” para encontrar as enzimas ou micróbios certos para desafios específicos. O processo não é rápido, Richards disse em uma entrevista que provavelmente levará cerca de dois anos antes que o spinoff esteja pronto para testar um esforço no mundo natural.

Começar com o PFAS foi atraente porque os produtos químicos se mostraram muito difíceis e caros de lidar, segundo Richards. A classe de milhares de produtos químicos – usados ​​para tornar os produtos antiaderentes, à prova d’água ou resistentes a manchas – envolvem variações de ligações carbono-flúor que não existiam na natureza antes de algumas empresas começarem a produzi-los.

As substâncias, que não se decompõem com o tempo, agora aparecem na água potável e no sangue das pessoas, e têm sido associadas ao câncer renal, testicular e resposta imunológica enfraquecida. A solução potencial da Allonnia, disse Richards, “se liga à ligação carbono-flúor para destruí-la”.

A Battelle Memorial Foundation, uma organização sem fins lucrativos que faz segurança nacional e trabalho de saúde, também é investidora e parceira da Allonnia. A Cascade Investments de Gates, junto com a Viking Global Investors e a General Atlantic, terão uma participação na nova empresa. Allonnia se recusou a detalhar o tamanho da participação de cada investidor.

Fonte: Bloomberg.

Tradução e adaptação Renata Mafra

[email protected] 

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »