saneamento basico

Empresa canadense transforma esgoto em fertilizante para plantações

Embora fale-se muito da falta de água e da falta de petróleo, é com o fósforo que o mundo deve começar a se preocupar. Pelo menos é isso que pensa a empresa Ostara, que está desenvolvendo métodos mais eficazes de uso do fósforo, como resgatá-lo do esgoto.

Mas por que é tão importante? O fósforo fornece nutrientes para o crescimento das plantas. O problema é que ele é majoritariamente extraído do solo e o Marrocos e a região do Sahara Ocidental possuem 77% das reservas mundiais de rochas fosfáticas. Além disso, a transformação dessas rochas em fertilizante (processo mais comum) perde cerca de 60% dos nutrientes do fósforo, que acabam desperdiçados durante o processo e descartados na rede de esgoto.

O que a empresa canadense quer fazer é reparar esse ciclo e encontrar uma nova fonte, extraindo nutrientes como o fosfato diretamente de fluxos de águas residuais (esgoto bruto) e transformá-los em adubo viável. O processo é simples: a empresa leva água de instalações de tratamento municipais e industriais e extrai fósforo, nitrogênio e até amônia a partir do fluxo. Produtos químicos são adicionados à sulução rica em nutrientes para formar pequenas partículas.

O resultado disso é um fertilizante comercial denominado “cristal verde”. Ele ajuda a deter algumas das ações prejudiciais do meio ambiente porque as partículas são projetadas para liberarem lentamente seus nutrientes.

Fonte: Catraca Livre
Veja mais: http://catracalivre.com.br/geral/sustentavel/indicacao/empresa-canadense-transforma-esgoto-em-fertilizante-para-plantacoes/

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »
O processo de privatização da Copasa é robusto

O processo de privatização da Copasa é robusto?

Ao final da desestatização da Copasa, surgiram críticas à “robustez” do modelo. Cito algumas: falta de previsão contratual suficiente de metas de universalização e qualidade; ausência de disciplina para áreas socialmente sensíveis; falta de transparência e açodamento na renegociação com os municípios e na regionalização; e erro no modelo de precificação das ações.

Leia mais »