saneamento basico

Enquanto o Sudeste sente a Seca, Brasil descobre outro “Rio Amazonas”

Hamza é um aquífero localizado no estado do Amazonas 1 . O nome do aquífero foi dado em homenagem ao chefe da expedição que fez a descoberta, o pesquisador Valiya Hamza. Sua descoberta foi realizada após análise de 241 poços de petróleo desativados da Petrobrás, perfurados entre 1970 e 1980. A equipe, da qual fez parte Elizabeth Tavares Pimentel da Universidade Federal do Amazonas, identificou que existe uma grande movimentação de água 4 000 m sob a superfície de oeste para leste sob as bacias dos rios SolimõesAmazonas e a ilha de Marajó e desaguando nas profundezas do oceano Atlântico aproximadamente sob a foz do rio Amazonas 2 .

Dados do Hamza

O aquífero Hamza ainda está em estudo3 , mas os pesquisadores afirmam que sua nascente é no estado do Acre e percorre cerca de 6 000 km antes de desaguar no oceano Atlântico logo abaixo da foz do Amazonas.4 É alimentado pela infiltração das águas dos rios da bacia amazônica e das chuvas. Possui vazão de 3 090 m3/s (cerca de 40 vezes menor que a do rio Amazonas), a distância entre uma margem e outra varia de 200 a 400 km. Suas águas correm por via subterrânea a uma velocidade irrisória se comparada aos rios da superfície terrestre (de 10 a 100 metros por ano), enquanto que a velocidade da vazão do Amazonas é da ordem de 2 m/s; o “rio” não corre por um túnel sob o solo mas permeia pelas rochas sedimentares das profundezas terrestres.

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Hamza

VEJA IMAGENS DO HAMZA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »