saneamento basico

Esac comenta poluição na Lagoa de Araruama e diz que esgoto é tratado

Um mês depois de um estudo que apontou Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, como a principal poluidora da Lagoa de Araruama, a empresa responsável pelo saneamento na cidade se pronunciou sobre o assunto. Em abril, ambientalistas observaram a possibilidade do esgoto jogado na lagoa não ser devidamente tratado. Mas de acordo com a direção da empresa, é usado um sistema que trata apenas parte do esgoto. Ainda segundo eles, os níveis de poluição são mínimos. Em reportagem para a Inter TV, a empresa mostrou como funciona o processo.

O esgoto tratado pela Esac, a empresa de saneamento de Arraial do Cabo, passa por um reservatório. O sistema usado é o secundário, em que são retiradas as partículas sólidas da água. O destino é um canal que desemboca na Lagoa de Araruama. Cerca de 30 litros de água tratada são despejados no local por segundo e, apesar da coloração esverdeada e o cheiro forte, o diretor técnico da empresa, João Melo, explica que não há poluição.

“Se a gente fosse dar uma nota de zero a dez, seria sete. Ela está entre regular e boa. Ótima não, porque nós ainda precisamos de alguns itens para complementar e ela ser 100%. O nosso quantitativo é insignificante pelo volume que a lagoa tem. Mesmo se quisesse ele (esgoto) não ia prejudicar a lagoa”, declarou o Melo. O diretor da empresa de saneamento disse ainda que o município não pode ser responsabilizado pela poluição do canal e o que cai na Lagoa de Araruama.

Porém a água vista sendo tratada na empresa é diferente da que cai no canal, que possui uma coloração completamente diferente. Para entender o que acontece e o motivo da coloração esverdeada, uma amostra da água vai ser enviada para análise do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos.

O grupo de ambientalistas também pede a elaboração do plano municipal de saneamento para Arraial do Cabo, que precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores da cidade. Até a aprovação, eles acreditam que o resultado da análise da água deverá confirmar as suspeitas sobre a poluição da água.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »