saneamento basico

Escola cria projeto de reaproveitamento de água em Boa Vista

A criatividade e o esforço fez com que alunos e professores da Escola Municipal Maria Teresa da Silva Maciel, localizada no Jardim Floresta, zona Oeste de Boa Vista, achassem uma solução para o problema da água que fazia a rede de esgoto transbordar. O que antes era problema, agora é a solução encontrada para irrigar uma horta da escola que, além de fortalecer a merenda, é usada na aula de educação ambiental.
“Além de cooperar com o combate ao uso excessivo de água, nós resolvemos um problema existente nos reservatórios. Eles viviam cheios e transbordando. Então pensamos em criar um projeto que pudéssemos economizar água e assim diminuir o fluxo nas fossas. E o resultado foi satisfatório”, destacou a gestora da escola, Luzia Almeida.
No sistema desenvolvido, a água que entra pelo ralo da copa passa por processos de limpezas, por meio de peneiras com espessuras bem finas que retiram todos os resíduos. Por meio de uma bomba e mangueira, a água acumulada na cisterna é utilizada para irrigar a plantação da escola.

A horta, que já existe há mais de quatro anos, melhorou bastante depois que começou a usar a água do sistema, segundo o horticultor José Rodrigues. O espaço de 40 metros é composto por legumes, verduras, árvores frutíferas e plantas medicinais.

Segundo a administradora da escola, o plano é expandir o projeto com o apoio da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (CAER) e especialistas químicos, para que a água seja reutilizada nas descargas, na lavagem do pátio e banheiros da escola.

Os recursos para a construção dos novos reservatórios veio do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola. “O recurso vem, e cabe a nós, gestores de escolas, administrar de acordo com as necessidades”, frisou Luzia.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »