saneamento basico

ETA recebem tecnologias que garantem melhorias na qualidade da água

As Estações de Tratamento de Água (ETA) de Vale Esperança e Carapina, que atendem quatro municípios da Grande Vitória, estão recebendo novos equipamentos que garantem melhorias na qualidade de água distribuída para população. A Gerência de Produção de Água da Cesan, responsável pela introdução desta tecnologia, assegura que o equipamento adiciona a medida exata de sulfato de alumínio no processo de purificação da água.

A implantação iniciou no segundo semestre de 2012 e será finalizada até o segundo semestre do próximo ano. O sistema possibilita a dosagem automática e é composto de um monitor que regula a solidificação das partículas presentes na água que chega às ETAs, de uma bomba que lança o sulfato de alumínio na quantidade correta e um dispositivo que controla a rotação da bomba.

O gestor da Gerência de Produção de Água, Eduardo José Alvarenga Taveira, afirma que com a implantação das novas tecnologias haverá economia de produto químico, otimização do processo de tratamento e melhoria na qualidade da água. “O sistema permite identificar qual a quantidade de sulfato de alumínio necessária para realizar a coagulação e promover o ajuste da dosagem toda vez que ocorrer mudança de vazão ou da característica da água bruta”, explica.

O operador da ETA Carapina, Marco Antônio Modesto Teixeira, relata que “esse processo permite maior controle e diminui intervenções dos técnicos na dosagem”. A implantação desta tecnologia está em fase de estudos pelos líderes dos sistemas Jucu e de Santa Maria.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »