saneamento basico

ETA recebem tecnologias que garantem melhorias na qualidade da água

As Estações de Tratamento de Água (ETA) de Vale Esperança e Carapina, que atendem quatro municípios da Grande Vitória, estão recebendo novos equipamentos que garantem melhorias na qualidade de água distribuída para população. A Gerência de Produção de Água da Cesan, responsável pela introdução desta tecnologia, assegura que o equipamento adiciona a medida exata de sulfato de alumínio no processo de purificação da água.

A implantação iniciou no segundo semestre de 2012 e será finalizada até o segundo semestre do próximo ano. O sistema possibilita a dosagem automática e é composto de um monitor que regula a solidificação das partículas presentes na água que chega às ETAs, de uma bomba que lança o sulfato de alumínio na quantidade correta e um dispositivo que controla a rotação da bomba.

O gestor da Gerência de Produção de Água, Eduardo José Alvarenga Taveira, afirma que com a implantação das novas tecnologias haverá economia de produto químico, otimização do processo de tratamento e melhoria na qualidade da água. “O sistema permite identificar qual a quantidade de sulfato de alumínio necessária para realizar a coagulação e promover o ajuste da dosagem toda vez que ocorrer mudança de vazão ou da característica da água bruta”, explica.

O operador da ETA Carapina, Marco Antônio Modesto Teixeira, relata que “esse processo permite maior controle e diminui intervenções dos técnicos na dosagem”. A implantação desta tecnologia está em fase de estudos pelos líderes dos sistemas Jucu e de Santa Maria.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias:
Água tratada e esgoto coletado ainda são privilégio no Brasil o engenheiro Diego Borges explica o que isso custa para a vida nas cidades

Água tratada e esgoto coletado ainda são privilégio no Brasil: o engenheiro Diego Borges explica o que isso custa para a vida nas cidades

Há uma experiência comum a milhões de brasileiros que raramente aparece nas estatísticas oficiais sobre saneamento. É o cheiro que vem do córrego no fundo do bairro. A criança que passa a semana com diarreia e ninguém consegue entender por quê. É a rua que alaga a cada chuva forte porque o sistema de drenagem nunca foi projetado para funcionar junto com a rede de esgoto. São situações que parecem desconectadas entre si, mas que têm uma causa comum: a ausência de infraestrutura sanitária adequada.

Leia mais »
Novos reservatórios e estações vão solucionar problema histórico de abastecimento de água para beneficiar 60% da população de Mauá

Novos reservatórios e estações vão solucionar problema histórico de abastecimento de água para beneficiar 60% da população de Mauá

A Sabesp está em fase de conclusão de importantes obras estruturantes na cidade de Mauá. As intervenções irão solucionar os gargalos históricos de abastecimento e beneficiar diretamente 240 mil moradores do município, na região do ABC paulista. Entre as principais obras estão o novo Centro de Reservação Mauá. Além disso, a companhia constrói as Estações Elevatórias de Água (EEAs) Anchieta, Zaíra e Caixa de Passagem. Essas estruturas serão atendidas pelo Sistema Alto Tietê. O investimento total é de R$ 166,8 milhões.

Leia mais »
Com saneamento, renda pode ser quase 50% maior no Brasil

Com saneamento, renda pode ser quase 50% maior no Brasil

Ter acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário vai muito além da saúde: significa mais oportunidades, qualidade de vida e crescimento econômico. Um levantamento do IBGE de 2024 revela que trabalhadores que vivem em áreas com saneamento básico completo recebem, em média, quase 50% a mais do que aqueles que ainda não têm acesso aos serviços. O dado reforça como o saneamento impacta diretamente o desenvolvimento das famílias e das cidades.

Leia mais »