saneamento basico

ETE do Jardim Novo vai utilizar tecnologia holandesa

Em reunião no gabinete do prefeito Du Altimari, será apresentado nesta manhã (16) o projeto de funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Novo, que utilizará um processo diferenciado, com tecnologia pioneira, e será a maior e mais moderna estação de tratamento de esgoto a operar no município.

A apresentação será feita a partir das 10h30, pela diretora da concessionária Foz, Paula Violante, e por Tom Musters e Harald Frankem, diretores da Royal HaskoningDHV, empresa holandesa líder mundial no tratamento de água e efluentes.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Novo marca uma nova etapa do Programa de Despoluição do Córrego da Servidão. Um trabalho estabelecido no contrato de PPP (Parceria Público Privada) firmado entre a concessionária Foz, empresa da Odebrecht Ambiental responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade, e a administração municipal.

A ETE do Jardim Novo receberá o efluente do córrego da Servidão, que começou a ser despoluído no início do ano passado com a implantação de 21 quilômetros de rede coletora de esgoto. A tubulação segue sendo implantada de norte a sul da cidade, passando pelas avenidas Tancredo Neves, Visconde do Rio Claro e Avenida Brasil, e irá coletar todo o esgoto lançado no córrego da Servidão. As obras de implantação da tubulação têm 72% do projeto implantados e serão retomadas na Avenida Visconde na próxima semana, no sentido do Mercado Municipal ao Lago Azul.

A ETE do Jardim Novo será a nona estação de tratamento de esgoto do município, que atualmente tem três na área urbana – Jardim Conduta, Palmeiras e Flores – e outras cinco nos distritos – Ajapi, Ferraz, Batovi, Assistência Alta e Assistência Baixa.

Com a conclusão do Programa de Despoluição do Córrego da Servidão, Rio Claro alcançará a universalização dos serviços, ou seja, terá todo o esgoto do município coletado e tratado. “A cidade atingirá uma marca relevante para os setores de meio ambiente e saúde, e também terá um novo atrativo em seu processo de desenvolvimento“, observa o prefeito Du Altimari.
As obras são de responsabilidade da concessionária Foz, com o acompanhamento do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE).

Fonte: Canal Rio Claro
Veja mais: http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/20884/ete-do-jardim-novo-vai-utilizar-tecnologia-holandesa.html

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »