saneamento basico

Fábricas temem impacto do racionamento de água em SP

O gerente de Engenharia de Segurança e Meio Ambiente da Robert Bosch América Latina, Theóphilo Arruda Neto, diz que um racionamento de água pode impactar não só na produção de forma isolada, mas em toda a cadeia do processo produtivo, de fornecedores a clientes.

“Medidas compensatórias emergenciais e temporais para a manutenção da produção impactam em custos adicionais.” O grupo tem a maior fábrica em Campinas e opera com água de reúso.

As três montadoras da região de Campinas – Hyundai, em Piracicaba; Honda, em Sumaré; e Toyota, em Indaiatuba – intensificaram a economia de água.

A Hyundai tem um sistema de reúso da água captada no Rio Piracicaba, e a Honda, uma estação de tratamento de efluentes. A Toyota diz que seu processo produtivo “é bastante econômico”.

No ramo de autopeças, a Eaton mantém poços em Valinhos. O grupo adotou medidas para reduzir em 9% o consumo de água.

A fabricante de turbos Honeywell, de Guarulhos, compra água de uma empresa. Colaboraram Laura de Paula Silva e Leda Samara, especiais para O Estado). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Exame
Veja Mais: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/fabricas-temem-impacto-do-racionamento-de-agua-em-sp

Últimas Notícias:
Mata Atlântica tem só 5 pontos de água com qualidade boa

Mata Atlântica tem só 5 pontos de água com qualidade boa

A qualidade da água dos rios da Mata Atlântica continua precária, sem apresentar sinais consistentes de melhora. A avaliação é da Fundação SOS Mata Atlântica, com base em novo relatório da entidade lançado nesta quinta-feira (19), que registrou uma redução significativa no número de pontos com água classificada como boa. A entidade reforçou a necessidade de avanço no saneamento e na proteção das bacias hidrográficas.

Leia mais »