saneamento basico

Funcionários da Copasa protestam e causam lentidão na capital

Cerca de 600 funcionários da Copasa protestaram por reajustes salariais em frente à sede da empresa, no bairro Santo Antônio, na tarde desta quarta-feira (20). Na assembleia realizada após a manifestação, os trabalhadores decidiram fazer um novo protesto na manhã desta quinta (21), com concentração na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

O grupo marchou da BR-356 até a sede a rua Mar de Espanha e complicou o trânsito desde a avenida Nossa Senhora do Carmo, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, até o bairro Olhos D’água, na região do Barreiro. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o trânsito fluiu em apenas uma pista na avenida durante a passagem dos manifestantes. O protesto foi encerrado, após assembleia, às 14h30.

Apesar do número de trabalhadores divulgado pela polícia, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (Sindágua-MG) afirma que pelo menos mil funcionários da empresa participam do ato. “A nossa data base de acordo coletivo era em maio. Apresentamos a proposta desde março e a Copasa apresentou uma proposta que dá aos empregados um reajuste no INPC de 5,82%, o que deixou a categoria insatisfeita”, defendeu o advogado do sindicato Welber Neri.

Os trabalhadores teriam feito a reivindicação de 20 itens, tendo como pontos principais uma política salarial mais justa e que realmente remunere melhor o empregado; ganho real de 3,85%; mudança de alguns critérios da política de gratificação de desempenho institucional; e a questão da diferença salarial entre trabalhadores da capital e do interior, que ganham menos.

“Tivemos quatro negociações no Ministério Público do Trabalho (MPT), que tentou mediar e não conseguiu nada. Na quinta-feira passada estivemos no Tribunal Regional do Trabalho e a Copasa não deu nada. O problema é que os funcionários sabem que a empresa está tendo lucro bem melhor do que no ano anterior. Tanto que estão até antecipando os dividendos dos acionistas recentemente, quando normalmente saem em janeiro e fevereiro”, explicou advogado.

Os manifestantes desceram pela avenida Nossa Senhora do Carmo e pegaram a avenida do Contorno, a rua Carangola e, por fim, se reuniram na porta da Copasa, na rua Mar de Espanha, no bairro Santo Antônio. “Estamos em greve por tempo indeterminado em todo o Estado, são 623 localidades. Durante este to vamos combinar a localidade dos protestos de quinta-feira (21) e sexta-feira (22).

Copasa

Procurada, a assessoria de imprensa da Copasa encaminhou uma nota sobre a manifestação. Confira o texto na íntegra:

“Em reunião realizada no dia 14/08, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), entre a Copasa e os Sindicatos representantes dos trabalhadores, a empresa apresentou sua proposta de reajustar os salários e todos os benefícios atuais, pelo INPC, além de conceder reajuste de 10% no tíquete refeição, mas não houve acordo entre as partes.

Apesar da paralisação parcial dos trabalhadores, nesta quarta-feira (20/08), todos os serviços essenciais continuam sendo prestados de forma a não causar transtornos aos clientes. O atendimento está sendo feito normalmente por meio do telefone 115 ou da Agência Virtual disponível na página da empresa na internet (www.copasa.com.br)”.

Fonte: http://www.otempo.com.br/cidades/funcion%C3%A1rios-da-copasa-protestam-e-causam-lentid%C3%A3o-na-capital-1.902572

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »