saneamento basico
dessalinização

Governo aguarda TCE para iniciar licitação da Usina de Dessalinização de Água Marinha de Fortaleza/CE

O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), em sessão de abertura das atividades da Assembleia Legislativa para 2020.

O governador Camilo Santana (PT) afirmou, nesta segunda-feira, 3, durante solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), que aguarda a liberação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o anunciar o processo de licitação da construção da Usina de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O anúncio foi feito em sessão de abertura das atividades da ALCE para 2020, durante o balanço das políticas na área de recursos hídricos. “Intensificamos os programas de construção de poços profundos, adutoras, chafarizes, dessalinizadores e sistemas de abastecimento de água para capital e interior. Aliás, estamos aguardando a liberação Tribunal para que a gente lance a licitação da construção da maior usina de dessalinização água do mar do Brasil que será instalada em parceria privada aqui em Fortaleza no Ceará” declarou.

LEIA TAMBÉM: DESSALINIZAÇÃO É ALTERNATIVA PARA COMBATER CRISE HÍDRICA 

Plantas de dessalinização

Com intuito de combater a seca no Nordeste, o Governo do Ceará pretende empreender, juntamente com a Companhia de Água e Esgoto (Cagece), uma planta de dessalinização de grande porte. Uma prévia do estudo foi apresentada durante seminário ainda ano de 2019 em Salvador, na Bahia. A possível proposta era de uma Parceria Público-Privada (PPP) no Ceará.

A expectativa do projeto é produzir um metro cúbico de água potável por segundo, ou seja, volume com capacidade para atender aproximadamente 300 mil pessoas. A tecnologia de Osmose Reversa (OR) foi a escolhida para tratar a água do mar que será convertida em água potável, cuja pretensão é abastecer parte da Região Metropolitana de Fortaleza.

Fonte: O povo.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »