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Hábito de lavar calçada e carro são afetados pela crise hídrica

Pesquisa nacional sobre Consumo Consciente, realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, mostra que 1 em cada 10 brasileiros (11%) lava a calçada com jato de água. No ano passado, 1 em cada 4 (25%) mantinha esse hábito. Movimento semelhante foi observado para os que lavam o carro com mangueira: em 2014, somavam 20%, e agora, são 10%. Essas duas atividades registraram os menores percentuais desde o início do levantamento, em 2007.

A pesquisa nacional sobre Consumo Consciente é realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos anualmente com 1,2 mil entrevistados de 72 cidades brasileiras.

Outros destaques positivos apurados pelo levantamento são apagar as luzes ao sair de um recinto, atividade com maior adesão entre os entrevistados, com 96%, e fechar a torneira ao escovar os dentes, com 93% de adesão. Ambos apresentaram, em 2015, os índices mais altos de toda a série.

“O movimento apurado neste ano reflete os efeitos no comportamento do brasileiro do aumento nas tarifas de energia elétrica e das seguidas informações sobre níveis historicamente baixos de reservatórios no país, que resultaram num consumo mais consciente desses recursos.”, diz Christian Travassos, economista da Fecomércio RJ.

Reciclagem

Menos da metade da população brasileira (45%) separa o lixo para reciclagem em 2015, o que representa uma leve piora na comparação com o ano passado, quando 48% dos entrevistados afirmaram que faziam a separação. A pesquisa mostra que há falta de confiança quanto à reciclagem efetiva. Na opinião de 64% dos entrevistados, o lixo reciclado acaba misturado na coleta pública, sem a devida separação.

Alimentos orgânicos

O consumo de produtos orgânicos manteve-se relativamente estável, com alta de apenas 1 ponto percentual em relação ao ano passado, chegando a 21% da população. “Essa estabilidade tem relação com duas forças contrárias. De um lado, há o incentivo cada vez maior à saúde, ao consumo de alimentos considerados mais saudáveis ao corpo e ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, no último ano, o consumo como um todo foi influenciado pelo cenário econômico, o que prejudicou o avanço do mercado de orgânicos, marcado por preços acima da média” explica Travassos.

Desperdício

A parcela de brasileiros que verifica os armários e a geladeira antes de fazer compras ficou em 68%. Em 2014, o percentual havia sido de 71%.

 

 

 

Fonte: G1

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