saneamento basico

Instituto Mamirauá inaugura novo sistema de abastecimento de água

O Instituto Mamirauá inaugurou mais um Sistema de Abastecimento de Água. O equipamento, orçado em R$ 30 mil, utiliza energia solar para distribuir o recurso natural a famílias no interior do Amazonas. Paineis fotovoltaicos instalados em balsas flutuantes transformam o calor do sol em energia, usada para bombear a água para os reservatórios.

A técnica faz parte de um experimento desenvolvido pelo Instituto Mamirauá, por meio do programa Qualidade de Vida, em parceria com a prefeitura de Uarini (AM). Quinze comunidades localizadas na Reserva Mamirauá já contam com o equipamento. A última a receber o sistema foi a Porto Braga. Os moradores das comunidades terão um papel importante na manutenção da tecnologia. A equipe do Instituto Mamirauá irá promover cursos de capacitação na comunidade para que saibam como proceder na limpeza do sistema, por exemplo”, explica a coordenadora do programa, Dávila Corrêa.
Em parceria com o Instituto [Mamirauá], pretendemos elaborar projetos e conseguir recursos com os governos federal ou estadual. Assim, o sistema chegará a mais comunidades, disse o prefeito de Uarini, Carlos Gonçalves.

Benefícios O reservatório para onde a água é bombeada está conectado a um filtro de areia para um pré-tratamento e remoção de sólidos grosseiros. Após a filtração, o recurso natural é distribuído para a comunidade. Quarenta e duas famílias da comunidade Porto Braga estão sendo beneficiadas pela tecnologia. As melhorias sociais, segundo o Instituto Mamirauá, incluem a redução de doenças transmitidas pela água, do stress na família e de acidentes com mortes de crianças que vão tomar banho na beira do rio.

Fonte: JusBrasil
Veja mais: http://mct.jusbrasil.com.br/politica/112344875/instituto-mamiraua-inaugura-novo-sistema-de-abastecimento-de-agua

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »