saneamento basico
coleta-esgoto

Investimentos de 47 milhões em saneamento básico para Uruguaiana/RS

Assinatura de aditivo pelo município de Uruguaiana e BRK Ambiental ocorreu esta semana

O Conselheiro da AGERGS Cleber Domingues, juntamente com o Diretor Jurídico Vinícius Ilha,  participaram na tarde de ontem (28/07), da assinatura de aditivo pelo município de Uruguaiana e BRK Ambiental, na Câmara Municipal de Uruguaiana. Este aditivo vem sendo debatido e negociado desde 2017 pela AGERGS, Prefeitura, Câmara de Vereadores e BRK; e em 2019, com a intervenção do Centro de Mediação do Ministério Público, trouxe um novo formato que proporcionou à concessionária e à Prefeitura Municipal de Uruguaiana um novo horizonte de investimentos da ordem de 47 milhões em saneamento básico, bem como a compensação de multas aplicadas, traduzidas em pavimentação urbana na ordem de 80 mil metros quadrados de ruas.

O termo coloca também Uruguaiana em um outro patamar de prestação de serviços de saneamento básico, inclusive, alinhado com o novo marco regulatório nacional.

A partir deste aditivo, a fiscalização será compartilhada entre a Prefeitura e a AGERGS. Destaca-se também que as adequações do contrato à regulação da Agência, que foram identificadas desde 2012, foram atendidas, trazendo com isso um aprimoramento da regulação para o município.

LEIA TAMBÉM: DOURADOS/MS RECEBERÁ INVESTIMENTOS PARA AMPLIAÇÃO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO

O Contrato

Saliente-se ainda que a empresa terá como meta a universalização de esgoto até dezembro de 2022 e a redução de perdas de água para um percentual de 35% até junho de 2021.

Participaram da assinatura da esquerda para direita: Vereador Mano Gás; Presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana Irani Fernandes; 2º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Cível do município, Pablo da Silva Alfaro; Conselheiro Cleber Domingues; Diretor Executivo da BRK Ambiental Hebert Dantas; Prefeito de Uruguaiana Ronnie Peterson Colpo Mello; Vereadora Zulma Ancinello; Promotor de Justiça do Ministério Público do RS, Maurício Trevisan; Secretário-Executivo do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição – Mediar-MP, Promotor Ricardo Schinestsck; Procurador-Geral de Uruguaiana Edson Pereira Júnior; e Secretário de Administração do município, Ricardo San Pedro.

Fonte: ABAR.

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »
O processo de privatização da Copasa é robusto

O processo de privatização da Copasa é robusto?

Ao final da desestatização da Copasa, surgiram críticas à “robustez” do modelo. Cito algumas: falta de previsão contratual suficiente de metas de universalização e qualidade; ausência de disciplina para áreas socialmente sensíveis; falta de transparência e açodamento na renegociação com os municípios e na regionalização; e erro no modelo de precificação das ações.

Leia mais »