saneamento basico

Jaboatão/PE tem sétimo pior índice de saneamento básico do país

Levantamento do Instituto Trata Brasil avaliou situação do saneamento básico das cem maiores cidades brasileiras

O município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, foi eleito o sétimo pior município do país em saneamento básico. O ranking produzido pelo Instituto Trata Brasil avaliou as cem maiores cidades brasileiras. A pior cidade é Porto Velho, em Rondônia. Jaboatão é o segundo município mais populoso de Pernambuco, com mais de 695 mil habitantes.

Leia também: Um ranking do saneamento básico vergonhoso

Segundo a estudante Isabelle Barbosa, moradora do bairro de Curado II, a situação do município é precária.

Das cem cidades analisadas pelo estudo, 70 investem menos de 30% do que arrecadam no setor. Apenas cinco cidades investem 60% ou mais na melhoria dos serviços. A estudante Dayana Shakra, moradora do bairro Barra de Jangada, também em Jabo

Sobre o ranking

O novo ranking evidenciou que as melhores cidades em saneamento investem 4 vezes mais que as piores cidades no Brasil. Produzido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados, o novo Ranking do Saneamento Básico contempla as 100 maiores cidades, onde habitam 40% da população, e foi feito com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2017.

Os resultados mostram que os avanços são pouco relevantes e o país fica cada vez mais distante de atingir as principais metas de saneamento básico, especialmente as oficializadas pelo Brasil na ONU – Organização das Nações Unidas. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 – tem como meta “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos até 2030, mas a se manterem os baixos investimentos dos últimos anos (tabela abaixo), o Brasil ficará distante de cumprir mais este compromisso internacional.

Fonte: Radio Jornal.

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »