saneamento basico

Laudo aponta que água de escola do DF está contaminada há dois anos

GDF diz que instalou filtros, mas não deu prazo para instalar clorador.
Estudantes e professores levam garrafas com o líquido de casa.
Alunos e professores do Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta Norte, no Gama, precisam há dois anos levar garrafas de água de casa, já que convivem com um líquido que sai marrom de bebedouros e torneiras do local. Um laudo da Vigilância Sanitária do Distrito Federal de 2012 apontava que a água está contaminada com coliformes fecais. Nova avaliação feita neste ano confirma que a situação permanece igual.
A Secretaria de Educação diz que já instalou quatro filtros na rede de abastecimento de água da escola, mas que ainda falta a instalação, por parte da Caesb, do clorador, que é o equipamento que garante a filtragem e limpeza da água. A pasta não deu prazo para solucionar o problema.
Mãe de um aluno da escola, Antônia Santiago afirma que a regional de ensino do Gama sabe do problema mas não tomou nenhuma medida para solucionar o problema. “Eles nos justificaram que iam investigar e nós estamos esperando a resposta até hoje”, afirmo.
A dona de casa Lídia da Silva afirma que o filho de 9 anos foi parar no hospital. “Ele está reclamando de dor de barriga, está reclamando de dor de cabeça. De vez em quando diz: ‘mãe, estou tonto, é por causa da água”, afirma.
(Fonte: G1)

 

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »