saneamento basico

Maior barragem dos EUA tem risco de ruptura na Califórnia

Autoridades nos Estados Unidos emitiram ordem de retirada para quase 200 mil pessoas que vivem na área do Lago Oroville, no norte da Califórnia, no fim do domingo.

Há o risco de grandes enchentes na região, pois uma barragem poderia se romper graças à erosão. A agência Associated Press disse que 188 mil pessoas foram alvo da ordem para que deixem suas casas.

Autoridades estaduais e locais afirmaram que trabalhavam para evitar o rompimento, enquanto ao mesmo tempo aumentavam a quantidade de água liberada no segundo maior reservatório da Califórnia, após a chuva e a neve atingirem o Estado com força no verão local, depois de seis anos de seca.

“Eu espero que o nível do lago recue significativamente em tempo hábil para aliviar a pressão no vazamento”, afirmou o xerife Kory Honea, do condado local de Butte, durante entrevista coletiva na noite do domingo.

Honea disse que houve ordens de retirada de pessoas de partes de Oroville, onde vivem 16 mil habitantes, e outras comunidades ao longo da região do rio Feather.

Na foz do rio está esse grande lago, que é retido por uma barragem de 235 metros – a mais alta nos EUA. O xerife disse que a decisão de retirada de pessoas foi tomada após um engenheiro estadual dizer que o buraco na barragem pode gerar um grande vazamento. A área fica 113 quilômetros a norte de Sacramento.

O principal vertedouro do lago Oroville, de concreto, rompeu na semana passada quando funcionários estaduais tentavam evitar que a água do lago transbordasse.

Com isso, os agentes locais tiveram que usar um vertedouro emergencial, que não havia sido empregado desde a construção do reservatório nos anos 1960.

A Guarda Nacional da Califórnia emitiu uma notificação para todos seus 23 mil agentes, que serão convocados em caso de necessidade, segundo a Associated Press.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, emitiu um decreto emergencial para fortalecer a resposta das autoridades e ajudar na retirada de pessoas.

Segundo ele, o Estado direciona todo pessoal necessário e os recursos para responder a uma situação “complexa e que muda rapidamente”.

Fonte: Dow Jones Newswires

Últimas Notícias:
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »
Serviços de Coleta de Lixo

Mais de 90% dos brasileiros contam com serviço de coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo, direta ou indireta, beneficiavam 90,9% dos brasileiros em 2022, segundo dados do Censo 2022 divulgados na sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que 82,5% dos moradores têm seus resíduos sólidos coletados diretamente no domicílio por serviços de limpeza.

Leia mais »
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »