saneamento basico

Mais da metade dos principais aquíferos do mundo estão se esgotando, afirma estudo

Mais da metade dos principais aquíferos subterrâneos do mundo estão se esgotando a um ritmo alarmante, segundo um estudo com novos dados captados por satélites da Nasa.

O estudo, publicado na terça-feira (16) pela revista “Water Resources Research” e divulgado nesta quarta-feira pelos meios de comunicação, diz que 21 das 37 maiores reservas subterrâneas do planeta perderam mais água do que receberam durante uma década de observação, entre 2003 e 2013.

Dessas 21 reservas, há 13 que experimentaram no período de análise fortes declives em seus níveis de água.

Estes aquíferos subterrâneos fornecem 35% de água usada pelos seres humanos, por isso que a situação “é bastante crítica”, nas palavras de Jay Famiglietti, cientista da Nasa e pesquisador da Universidade da Califórnia.

“Dada a rapidez com a qual estamos consumindo as reservas mundiais de água subterrânea, necessitamos de um esforço global coordenado para determinar a quantidade que resta”, advertiu.

Graças aos dados dos satélites Grace da Nasa, que captaram as mudanças nos níveis de água dos aquíferos entre 2003 e 2013, os cientistas descobriram que as reservas em pior situação estão em regiões pobres e muito povoadas, como o noroeste da Índia, Paquistão e o norte da África.

E os especialistas alertam que a mudança climática e o crescimento da população contribuirão para piorar ainda mais a situação destes aquíferos subterrâneos.

O exemplo é o estado da Califórnia (EUA.), atingido pela seca e que está obtendo agora 60% da água que necessita das reservas subterrânea diante da média de 40%.

 

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias:
Hidro Solo Fenasan 2025

Hidro Solo consolida presença de destaque na Fenasan 2025 com soluções avançadas para Tratamento de Água

A participação da Hidro Solo na Fenasan 2025 reforçou, mais uma vez, o protagonismo da marca no cenário nacional do tratamento de água e saneamento. Com 44 anos de expertise e atuação em todas as regiões do país, levamos para o Expo Center Norte, em São Paulo, tecnologias capazes de elevar a eficiência operacional de Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Sistemas de Filtração.

Leia mais »